Evento, que tem direção geral de Janete Andrade, está com as inscrições abertas e acontece entre os dias 7 e 18 de janeiro de 2026
A soprano Marília Vargas, referência no repertório barroco e renascentista, será a nova curadora da área de música antiga da 43ª Oficina de Música de Curitiba, que acontece entre os dias 7 e 18 de janeiro de 2026. Ela substitui o violinista Rodolfo Richter. A direção geral do evento segue a cargo de Janete Andrade, bem como a curadoria de música erudita, a cargo do maestro Abel Rocha, e a curadoria de João Egashira para a área de música popular brasileira.
Nascida em Curitiba, Marília Vargas iniciou sua formação musical na cidade e estudou na Schola Cantorum Basiliensis, na Suíça. Com trajetória artística consolidada e reconhecida como uma das grandes cantoras da atualidade, Marília atua como solista em repertórios de música antiga, Lied e oratório, e possui mais de 20 gravações em CD e DVD. É também professora de Canto Barroco e Canto Erudito na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), regente e preparadora vocal do Coral Jovem do Estado de São Paulo e professora convidada do Neojiba, em Salvador.
Segundo Janete Andrade, a escolha foi “natural”, destacando a experiência internacional da soprano e sua ligação histórica com a Oficina. Para Marília, a missão é dar continuidade ao papel de destaque da música antiga em Curitiba e na América Latina. Ela pretende ampliar a presença da música renascentista e dos instrumentos de sopro históricos, como a flauta doce, que tiveram forte tradição na cidade nos anos 1980.
“Queremos resgatar essa tradição, que é também parte da história da Oficina. Teremos um repertório bonito e variado, com novidades que, na verdade, são um ‘gostinho antigo’ que retorna ao nosso palco”, afirma a nova curadora.
As inscrições para os cursos da área de música antiga – 12 no total, entre regulares e práticas de conjunto – já estão abertas e vão até 19 de outubro de 2025. Clique aqui para mais informações na página da Oficina no portal da Prefeitura de Curitiba.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.