Violinista brasileiro Nathan Amaral vence a 27ª Sphinx Competition

por Redação CONCERTO 28/01/2024

Nathan Amaral ganhou um prêmio de US$ 50 mil e contratos para apresentações com grandes orquestras

O violinista brasileiro Nathan Amaral, de 28 anos, é o vencedor da 27ª edição da Sphinx Competition, realizada em Detroit, nos Estados Unidos. Como prêmio, o jovem músico receberá US$ 50 mil e contratos para apresentações com grandes orquestras. 

A Sphinx Competition é um concurso promovido pela Sphinx Organization, uma organização dedicada à transformação social por meio das artes, que fomenta a diversidade e a inclusão na música clássica. O concurso oferece a jovens músicos de cordas, negros e latinos, a oportunidade de competir sob a orientação de corpo de jurados de renome internacional e de se apresentar e receber orientação de consagrados músicos profissionais. Os finalistas se apresentam com a Sphinx Symphony Orchestra. 

Nathan Amaral nasceu no Rio de Janeiro e foi criado no Morro da Mangueira. Aos 11 anos ingressou no projeto social do Centro Cultural Cartola onde iniciou os estudos de violino. Mais tarde, venceu o concurso Eleazar de Carvalho do Festival de Inverno de Campos do Jordão e participou da Academia da Osesp. 

Em 2016, Nathan foi aprovado para estudos na Universidade do Mozarteum de Salzburg, onde venceu o prêmio Paul Roczek como melhor aluno de violino. O músico também conquistou os concursos de Weimar, Wiener Klassik Preis, Ruggero Ricci e Waslau Burkowsky. Atualmente, Nathan Amaral estuda no New England Conservatory of Music, em Boston, nos Estados Unidos.

O segundo lugar da Sphinx Competition coube ao contrabaixista norte-americano Aaron Olguin e o terceiro, à violinista Bethlehem Kelley, também dos Estados Unidos. O júri desta edição de 2024 foi composto por Joseph Conyers, Randall Goosby, Alasdair Tait, George Taylor, Elena Urioste, Seth Parker Woods e John Zion.

Clique aqui para ler a entrevista publicada em 2022 na Revista CONCERTO com Afa Dworkin, violinista e diretora artística da Sphinx Organization.

Assista abaixo ao vídeo apresentação de Nathan Amaral para a Sphinx Competition:

 

Violinista Nathan Amaral, vencedor da 27ª Sphinx Competition (reprodução YouTube)
Violinista Nathan Amaral, vencedor da 27ª Sphinx Competition (reprodução YouTube)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.