Retrospectiva 2020: Nelson Rubens Kunze

por Redação CONCERTO 29/12/2020

Nelson Rubens Kunze, diretor-editor da Revista CONCERTO

“O ano da pandemia foi complicado para a música clássica e a ópera no Brasil. Se no início de março ainda não se sabia muito bem o que vinha pela frente, um mês depois, com a morte de dois queridos colegas, Naomi Munakata e Martinho Lutero, ficou clara a gravidade da situação. Todas as apresentações suspensas, todos os teatros fechados, e a real dimensão do problema começou a se configurar. Ainda assim, mesmo ali era difícil imaginar que hoje, às vésperas do novo ano, ainda estaríamos vivendo em estado de exceção e ainda com grandes restrições para as atividades culturais. 

Mas foi auspicioso ver como também nossa área reagiu, com criatividade, coragem e resiliência, criando novas formas de atuação e comunicação com o público. Por todo Brasil, orquestras, teatros, produtores, artistas e outros profissionais da cultura – cada qual a sua maneira e com seus recursos – desdobraram-se para inventar atividades possíveis na nova realidade do confinamento. Foram centenas de ações e projetos virtuais – depois, no segundo semestre, com cuidadosa reabertura dos teatros –, que demonstraram compromisso e solidariedade e mantiveram acesa a chama da arte. 

Torço para que esse novo mundo digital e as transmissões on-line sejam também considerados e explorados no futuro, porque eles representam uma importante ferramenta para a difusão da música clássica. Se isso se concretizar, será uma das poucas coisas positivas que esses tempos sombrios terão nos legado.

Também para a Revista CONCERTO foi um ano de enormes desafios. Ainda em março, toda a operação da empresa passou a ser feita remotamente. Já a partir de abril lançamos programas on-line – como os Cursos CLÁSSICOS, os Encontros CLÁSSICOS e o CONCERTO entrevista –, que, além de gerarem novas receita e proporcionarem momentos de descontração, reforçaram nosso trabalho jornalístico e de formação, bem como o vínculo dos leitores com a revista. E em setembro, a Revista CONCERTO festejou 25 anos de circulação ininterrupta, um marco histórico para publicações culturais no Brasil.

Quero agradecer aos nossos milhares de leitores, pela confiança e fidelidade. Quero agradecer a nossa equipe e aos nossos colaboradores, que trabalharam todos esses meses com grande engajamento e dedicação. E quero agradecer a todos os nossos anunciantes, que reconhecem o papel e a importância da Revista CONCERTO e sem os quais não teríamos chegado até aqui. Em especial, quero destacar a parceria com as seguintes instituições, que, apesar de suas próprias dificuldades, mantiveram ou firmaram novas campanhas de mídia com a publicação: Theatro Municipal de São Paulo, Sala Cecília Meireles, Selo Sesc, Sinos, Fundação Clóvis Salgado e Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Muito obrigado! Como contrapartida temos certeza de oferecer a melhor comunicação clássica profissional do Brasil.

Consulte neste espaço, a Retrospectiva 2020 da Revista CONCERTO, com depoimentos de alguns do principais profissionais da área da música clássica e da ópera no Brasil. Como nos anos anteriores, esperamos que esse grande painel sirva para o fomento e a articulação de nossas atividades.”

[Clique aqui para ler outros depoimentos da Retrospectiva 2020 da Revista CONCERTO.]

 

[Revista CONCERTO / Anthony Kunze]
[Revista CONCERTO / Anthony Kunze]

 

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.