Prezada leitora, prezado leitor,

por Nelson Rubens Kunze 01/06/2023

Você tem em mãos a edição de junho da Revista CONCERTO, o guia da música clássica no Brasil. A matéria de capa, redigida pelo editor executivo João Luiz Sampaio, aborda um dos mais destacados compositores brasileiros da atualidade, Ronaldo Miranda, que acaba de completar 75 anos. Miranda, cuja carreira também se distingue pela docência na Universidade de São Paulo, é autor de uma ampla e inspirada criação musical, que inclui obras de câmara, sinfônicas e óperas. Neste mês, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro volta a apresentar seu balé Macunaíma, escrito no ano passado em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Para a entrevista desta edição, o jornalista Irineu Franco Perpetuo conversou com o renomado pianista inglês Sir Stephen Hough. Como artista residente da Osesp, Hough estará no Brasil em duas ocasiões neste ano – a primeira, neste mês – para interpretar os quatro concertos para piano de Rachmaninov. 

A seção Fermata, preparada pela jornalista Luciana Medeiros, enfoca a soprano Gabriella Pace, que neste ano comemora 25 anos de uma exitosa carreira. Estrela em diversos papéis nos principais palcos do país – em maio passado, cantou outra vez no Festival Amazonas de Ópera –, neste mês Pace se apresenta como solista da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Florence Price, apesar de pouco tocada, vem sendo lembrada como a primeira compositora negra norte-americana a ter uma sinfonia estreada por grande orquestra e a deixar um corpo de obras considerável, escreve Camila Fresca na seção Repertório. Neste mês, o Theatro Municipal de São Paulo interpreta o Concerto para piano e orquestra de Price, sob regência de Roberto Minczuk e solos da pianista Michelle Cann. 

O brilhante artista André Mehmari, multi-instrumentista que também é fecundo compositor, estreia em junho sua nova ópera baseada em Machado de Assis, O machete, tema da coluna Palco desta edição. E, na seção Acontece, a jornalista Amanda Queirós escreve sobre a temporada 2023 da São Paulo Companhia de Dança, que começa em 8 de junho.

Leia, ainda nesta edição, os artigos de nossos colunistas João Marcos Coelho, sobre importante obra para piano de Olivier Messiaen que Stephen Osborne apresenta neste mês na Sala São Paulo; Jorge Coli, que reflete sobre gostos; e Júlio Medaglia, que escreve sobre trilhas sonoras e a obra de John Williams.

Consulte o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO e participe da temporada musical de sua cidade!

Nelson Rubens Kunze
diretor-editor