Centro Cultural São Paulo lança valioso DVD Camargo Guarnieri

por Redação CONCERTO 20/04/2009

Será lançado na quarta-feira (dia 22), o DVD “Camargo Guarnieri 3 concertos para violino e a Missão”, realizado pelo Centro Cultural São Paulo. Trata-se do primeiro registro audiovisual da obra violinística de Camargo Guarnieri, compositor paulista nascido em Tietê e um dos mais importantes nomes de nossa música erudita. O DVD contém o Concerto nº 1 (1940), o Concerto nº 2 (1953) e o Choro para violino e orquestra (1951). A gravação ficou a cargo da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, regida pelo maestro Lutero Rodrigues. O solista é o jovem e talentoso violinista Luiz Filipe.

Além dos concertos, o DVD inclui o documentário “Notas soltas sobre um homem só”, do diretor Carlos Mendes, que trata da vida e obra de Guarnieri e traz depoimentos de Almeida Prado, Osvaldo Lacerda, Lais de Souza Brasil e de sua filha Tânia Camargo Guarnieri, entre outros.

Acompanha ainda o lançamento um CD-ROM com todas as partituras dos concertos em PDF-Finale para livre impressão gráfica, 15 gravações históricas remasterizadas e um depoimento em áudio de Guarnieri datado de 1982, além de outros documentos. O projeto, que tem patrocínio da Petrobras (Lei Rouanet), tem direção geral de Francisco Coelho.

Para marcar o lançamento, haverá um recital no Centro Cultural São Paulo. Na Sala Jardel Filho, o violinista Luis Filipe e o pianista Paulo Gori interpretam a Sonata para violino e piano nº 4 de Guarnieri (quarta-feira, dia 22/04). Além disso, outro recital de violino e piano acontece no dia 26/04. Dessa vez Luis Filipe será acompanhado pelo pianista Álvaro Siviero, e além de obras de Guarnieri interpreta Schumann e Brahms. Ambos os concertos têm entrada franca.

Clique aqui para saber mais detalhes ou adquirir o DVD.