Cia. Minaz promove o primeiro Festival de Ópera de Ribeirão Preto

por Redação CONCERTO 01/07/2013

A Cia. Minaz promove até o dia 31 de julho o primeiro Festival de Ópera de Ribeirão Preto. Criada em Campinas, em 1990, a companhia é sediada em Ribeirão Preto desde 1992. Além de montagens de óperas, a programação prevê óperas estúdio, concertos, master classes e a oficina Studio Ópera, ministrada pelo maestro Abel Rocha e pelo diretor Iacov Hillel. As apresentações acontecem nos teatros Minaz e Pedro II.

No dia 3, no Teatro Minaz, é apresentada Dido e Aeneas, de Purcell. Com direção musical do maestro Mítia D’Acol e direção cênica de André Cruz, a ópera traz em seu elenco Gisele Ganadem Camilo Calandreli, Lilian Giovanini e Gabriel Locher, entre outros. A música é de uma orquestra formada especialmente para a ocasião.

Nos dias 26 e 28, no Teatro Pedro II, Abel Rocha comanda a ópera I Pagliacci, de Leoncavallo, com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e o Coral Minaz. No elenco, destaque para Emanuele Servidio e Elisa Cho. André Cruz assina a direção cênica.

No dia 7 é apresentada O telefone, de Gian Carlo Menotti, novamente com direção musical de Abel Rocha e cênica de André Cruz. Cruz assina ainda a montagem de La serva padrona, de Pergolesi, que tem direção musical de Mítia d’Acol.

Em montagens de ópera estúdio são apresentadas As bodas de fígaro, de Mozart, e Gianni Schicchi, de Puccini, no dia 4; e Carmen, de Bizet, no dia 31; ambas no Teatro Minaz.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]