Cidade da Música do Rio de Janeiro inaugura sala de concertos ainda neste mês

por Redação CONCERTO 09/12/2008

Mesmo sem o acabamento de diversas de suas instalações - como salas de cinema, midiateca, café, lojas e restaurantes -, a sala de concertos da Cidade da Música no Rio de Janeiro deverá ser inaugurada no próximo dia 18 de dezembro, com um concerto da OSB sob regência de Roberto Minczuk, apresentando a Nona Sinfonia de Beethoven. A récita terá a participação do Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e dos cantores solistas Lívia Agh, Daniel Kirch, Adriana Clis e Luiz Ottavio Faria.

Conforme apurou a Revista CONCERTO, a programação de inauguração ainda prevê a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (sim, de São Paulo), que apresentará Carmina Burana de Carl Orff nos dias 19 e 20 de dezembro, sob regência de José Maria Florêncio. No dia 21 será a vez da Orquestra Petrobras Sinfônica e para o dia 22 está prevista a abertura do Ano França Brasil. O ano se encerra nos dias 27 e 28 com dois programas: à tarde um Concerto da Juventude a cargo da Orquestra Sinfônica Jovem e Projeto Acorde sob regência do maestro Marcos Arakaki; e à noite o programa "Noites Vienenses" com a OSB apresentando obras de Johann Strauss, Lehar, Mozart e Richard Strauss.

Até a presente data, contudo, não havia uma comunicação oficial sobre a programação de inauguração. Conforme resposta da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal das Culturas do Rio de Janeiro à consulta da Revista CONCERTO, "provavelmente [será realizada] uma coletiva na Cidade da Música para apresentar à imprensa a programação, que ainda está sendo definida".