Com novo regente titular, Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada em Curitiba

por Redação CONCERTO 08/03/2016

Os primeiros concertos do ano da Orquestra Sinfônica do Paraná, nos dias 9 e 13 de março, marcam a estreia do novo regente titular do conjunto, o maestro alemão Stefan Geiger. Ambas apresentações acontecem no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, o Guairão, e trazem o mesmo e interessante programa. Abre a noite a protofonia de O guarani, de Carlos Gomes, e a música brasileira segue com a suíte nº 2 de O descobrimento do Brasil, de Heitor Villa-Lobos. Então o grupo interpreta a suíte de valsas de O cavaleiro da rosa, de Richard Strauss, e a suíte Estância, de Alberto Ginastera.

 

Novo maestro, novo momento
O maestro Stefan Geiger foi escolhido pelos músicos no ano passado, para um contrato de dois anos, que pode ser renovado para mais um. “Temos uma boa expectativa para esta temporada. Passamos três anos sem um titular, trabalhando com diversos maestros antes de escolher o Geiger”, diz o flautista Sebastião Interlandi Jr., presidente da comissão de músicos da orquestra.

Para ele, a escolha marca um novo momento na história do grupo – e não apenas pela qualidade do trabalho do maestro. “Todo o processo teve consequências muito boas para nós. O fato de que os músicos foram os responsáveis pela escolha e passaram também a participar ativamente da formatação do repertório levou a um novo tipo de envolvimento, que se reflete diretamente na qualidade da realização musical. Demos um tiro e acertamos vários alvos”, brinca.

Segundo ele, Geiger vai reger metade dos concertos do grupo, que deve ser apresentar três vezes por mês, além de produzir uma ópera e participar do Festival de Londrina – alguns ajustes, explica Interlandi, ainda dependem da dotação orçamentária. “A outra novidade representada pela chegada de Geiger é o tempo de contrato. Um regente ficará à frente do grupo no máximo três anos. Isso evita desgastes na relação e vai permitir à orquestra uma oxigenação maior”.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2016 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.