Duo italiano de violonistas toca no Cultura Artística Itaim

por Redação CONCERTO 05/08/2013

A série da Cultura Artística na unidade Itaim tem no próximo dia 6 de agosto, terça-feira, às 21 horas, um programa com os violonistas italianos Claudio Maccari e Paolo Pugliese, juntos há 25 anos no Duo Maccari-Pugliese. Eles se dedicam integralmente à música oitocentista para violão, e apresentam em São Paulo um programa tem obras de Rossini, Lhoyer, Giuliani e Fernando Sor.

 

Os músicos italianos, que têm à mesma idade, nasceram em 1970 e ainda crianças começaram a tocar violão. Se encontraram em 1988 e logo formaram o duo e deram início a pesquisas sobre a música para violão do século XIX. Desde então vêm redefinindo a linguagem musical dos períodos clássico e romântico com o uso de instrumentos originais e metodologia historicamente orientada.

Claudio e Paolo são professores de violão do século XIX na Accademia Internazionale della Musica di Milano. São também diretores artísticos do Ensemble Ottocento, orquestra italiana especializada em música do século XIX executada com instrumentos originais de época.

No palco, eles se apresentam sempre de pé, movimentando-se ao som da música. E, além de cadeiras, dispensam também as partituras. Dado interessante é que, apesar do repertório, a improvisação faz parte da música deles. Comentam que no século XIX a improvisação fazia parte da bagagem de qualquer virtuoso digno desse nome.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.