Festival Amazonas de Ópera realiza sua 19ª edição em maio

por Redação CONCERTO 01/04/2016

O Governo do Amazonas confirmou a realização do 19º Festival Amazonas de Ópera, que vai acontecer entre os dias 1º e 31 de maio em Manaus. A programação inclui vinte espetáculos, entre eles duas óperas completas: uma nova montagem de Medéia, de Cherubini, e de Adriana Lecouvreur, de Cilea, em coprodução com o Theatro São Pedro de São Paulo. “Essas parcerias possibilitam produções melhores a um custo menor. Uma alternativa muito importante em épocas de crise, que alcança mais expectadores, de diferentes estados, com a oportunidade de assistir a mesma montagem”, diz o maestro Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do festival.

 

Medéia, em sua primeira produção brasileira integral em francês, terá récitas nos dias 4, 6 e 8 de maio. Já Adriana Lecouvreur será encenada nos dias 27, 29 e 31 de maio. Entre as duas produções, estão previstas uma série de concertos e recitais. O Teatro da Instalação recebe, por exemplo, recitais em homenagem aos 400 anos de Shakespeare, nos dias 9 e 13 de maio. Nos dias 15 e 16, a atração, no Teatro Amazonas, será um concerto dedicado ao público infantil, em que a Orquestra Experimental do Amazonas vai interpretar o Guia orquestral para jovens, de Benjamin Britten, e Pedro e o lobo, de Prokofiev. Também está prevista, para o dia 14, uma apresentação do monumental Réquiem de Verdi, com regência de Malheiro.

A programação do festival inclui ainda oficinas e palestras com artistas que participam do evento, como o diretor André Heller-Lopes e o figurinista Fabio Namatame. O festival também estabeleceu parcerias com outras instituições, como a Universidade do Estado do Amazonas e a Universidade Federal do Amazonas, para propor o diálogo entre artistas e alunos. “O Festival Amazonas de Ópera, desde sua primeira edição, aproxima o público de belas obras eruditas, tornando-as mais acessíveis e conhecidas. A partir daí, constrói-se uma nova relação do grande público com as obras clássicas”, diz o secretário de Estado da Cultura Robério Braga.

[Veja a programação completa do 19º Festival Amazonas de Ópera]

Clássicos Editorial Ltda. © 2016 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.