Hong Kong Sinfonietta apresenta-se em São Paulo pela Sociedade de Cultura Artística

por Redação CONCERTO 13/08/2010

Com participação da pianista Colleen Lee, Hong Kong Sinfonietta apresenta-se com sua diretora musical Yip Wing-Sie nos dias 14 e 16 de agosto na Sala São Paulo e no dia 15 no Sesc Itaquera. No dia 14, a orquestra apresenta Hark the Phoenix Soaring High – For Sheng and Orchestra de Chan Hing-yan, o Concerto para piano e orquestra nº 2, de Chopin e a Sinfonia nº 4 de Schumann. No dia 16, o Concerto para percussão chinesa e orquestra de Ng Cheuk-yin – obra comissionada em 2004 pelo grupo –, o Concerto para piano e orquestra nº 3, de Prokofiev e a Sinfonia nº 9 de Shostakovich. Já o repertório do Sesc Itaquera conta com a peça White, para percussão chinesa e orquestra, e a mesma sinfonia de Shostakovich.

 

Fundada em 1990, a Hong Kong Sinfonietta é atualmente composta por 50 músicos e realiza cerca de 90 concertos anuais, além de acompanhar óperas e apresentações de balé. Desde 1999 a orquestra é dirigida pela chinesa Yip Wing-Sie, um dos mais influentes nomes do cenário erudito asiático. Sob seu comando, a Hong Kong Sinfonietta já se apresentou com artistas como Plácido Domingo, Luciano Pavarotti, Itzhak Perlman e Pinchas Zukerman, além de realizar turnês pelo Japão, Polônia, Itália e França.

Com um trabalho voltado para a música contemporânea e para a popularização da música clássica, o grupo participa de festivais como o Saint-Riquier, o Spring International Music Festival, em Shangai, Les Flâneries Musicales d’Été de Reims, na França, Festival Pianistico Internazionale Arturo Benedetti Michelangeli e Settimane Musicali al Teatro Olímpico, na Itália, dentre outros. A Hong Kong Sinfonietta ainda contribui com projetos como o HKS for kids, Short-cut to Classical Music e Know Your Classical Music.

A pianista Colleen Lee Ka-Ling, que se apresenta com a orquestra, nasceu em Hong Kong em 1980 e começou a ter aulas de piano aos quatro anos. Dois anos depois foi aceita na Hong Kong Academy for Performing Arts. Em 2003 começou a trabalhar com o pianista israelense Arie Vardi na Hochschule für Musik und Theater, na Alemanha, e no ano seguinte foi selecionada pela International Holland Music Sessions para se apresentar na News Masters on Tour – série anual de concertos pela Europa, que reúne os principais artistas da Summer Academy.

É convidada freqüente de festivais da Áustria, Itália, Alemanha, França e Holanda e já esteve em palcos como o Carnegie Hall de Nova York e a Chopin’s Manor, na Polônia.