I pagliacci tem montagem especial

por Redação CONCERTO 12/11/2009

Uma versão diferente da ópera I pagliacci será levada ao palco do Theatro São Pedro dias 11, 13 e 15 de novembro. Uma companhia de ópera recebe o público nos momentos finais da criação de uma produção da obra, a mais famosa do compositor italiano Ruggiero Leoncavallo. Com direção musical de Otávio Simões e direção cênica de Lívia Sabag, o espetáculo explora os limites entre o gênero operístico e o teatral, assim como os que existem entre ficção e realidade. O público é levado a acompanhar situações de bastidores, das quais é normalmente privado ao assistir o espetáculo finalizado.

A ópera, ambientada no final do século XIX, conta a história de uma companhia de teatro mambembe que se prepara para uma apresentação numa pequena cidade do interior da Itália.
O elenco é formado por cantores já consagrados como Sandro Christopher e Martin Mühle, e outros jovens em ascensão, como Manuela Freua, Felipe de Oliveira e Bruno Facio. Além dos solistas, participam 24 coralistas e 2 atores. A obra original completa será apresentada com a partitura orquestral reduzida para piano, além de trechos arranjados para um conjunto camerístico pelo compositor Maurício De Bonis.