Jovem gaúcho vence XI Concurso de Piano Magda Tagliaferro

por Redação CONCERTO 25/05/2009

Josias Matschulat, de 24 anos, foi o grande vencedor do XI Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro. Natural de Porto Alegre, Josias concorreu com outros 10 pianistas de todo o Brasil. Patrocinado pela empresa Pecton Dickinson, o concurso é um tributo à grande pianista brasileira Magda Tagliaferro, que dedicou ao ensino da música o mesmo talento aplicado em suas brilhantes interpretações.

Josias Matschulat ganhou uma bolsa de estudos de dois meses para um curso de férias na Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha), nos meses de janeiro e fevereiro de 2010, R$ 10 mil, um concerto com a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (em 25 de outubro, na Sala São Paulo) e um com a Filarmônica de Minas Gerais (em 23 de agosto).

O empresário Paulo Bilick ofereceu ainda, em nome da colônia polonesa de São Paulo, dois prêmios adicionais: ao vencedor, um concerto em Campos do Jordão, paralelamente à realização do Festival de Inverno; e ao seu professor, uma viagem com estadia à Polônia para assistir ao Grande Concurso Chopin, que este ano comemora os 200 anos de nascimento do compositor.

O 2º lugar do XI Grande Concurso de Piano Magda Tagliaferro ficou com o paulista Paulo Henrique Almeida. Daniel Inamorato Louro, terceiro colocado no certame, obteve o Prêmio Fauré pela melhor execução de obra de Gabriel Fauré, compositor francês obrigatório na prova semi-final.