Masp recebe grupo de câmara polonês

por Redação CONCERTO 17/08/2009

O Masp recebe, terça-feira dia 18 de agosto, a Orquestra Capella Bydgostiensis, grupo de câmara da Polônia. Para as apresentações no Brasil, promovidas pela ArtInvest, o grupo terá regência do maestro brasileiro José Maria Florêncio e executará obras de Mozart, Tchaikovsky, Bach e Britten. A Orquestra Capella Bydgostiensis substituirá a Sinfonietta Cracow, inicialmente programada na temporada do Masp Internacional.

Considerada uma das principais orquestras de câmara da Polônia, a Capella Bydgostiensis é composta por membros da conceituada Orquestra Filarmônica Pomeriana, e estará no Brasil com 12 músicos. O grupo tem se apresentado nas mais importantes salas de concerto da Europa, como o Palácio Real de Varsóvia e Filharmonia Narodowa (Varsóvia), Conservatório P. Czajkowskiego (Moscou), Schauspielhaus (Berlin), Schloss Mirabell (Salzburgo), e Salão da Rádio Holandesa (Utrecht), entre outras. Famosos maestros já comandaram o grupo, dentre eles: Stanislaw Galowski, Wlodzimierz Szymalski, Karol Teutsch, Daniel Stabrawa e Miroslaw Jacek Blaszczyk. Quanto à discografia, o grupo possui inúmeras gravações para selos da Polônia, Holanda, Espanha e para programas de rádios e TVs europeias.

O maestro José Maria Florêncio, nascido em Fortaleza (CE), é naturalizado e radicado na Polônia, onde desenvolve intensa e bem-sucedida carreira internacional. Atualmente, além de diretor musical e maestro da Orquestra Capella Bydgostiensis, é diretor artístico e musical da Ópera Báltica de Gdansk e mantém também em seu calendário convites para se apresentar à frente de orquestras da Alemanha, Turquia, Rússia, Chile, México e Itália. Plenamente integrado na vida cultural e sócio-política polonesa, José Maria Florêncio exerce o cargo de Cônsul Honorário da República Federativa do Brasil na Polônia, por indicação conjunta do Palácio do Itamaraty e do Ministério das Relações Exteriores da Polônia.

Serviço:
Música no MASP Internacional
Orquestra Capella Bydgostiensis
Regência: José Maria Florêncio
Programa:
Wolfgang Amadeus Mozart: Eine Kleine Nachtmusik
Pietr Ilyitch Tchaikovsky: Serenata em dó Maior, op.48
Edward Benjamin Britten: Simple Symphony, op.4
Johann Sebastian Bach: Concerto para dois violinos em Ré menor

Dia 18 de agosto, terça-feira, às 21h
Local: Masp - Grande Auditório - Avenida Paulista, 1578
Preço: R$ 60 (Inteira - Coquetel, a partir das 20h)
Informações, reservas e vendas: 11 3284.8384 / 3253-9932

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]