Morre aos 93 anos o barítono Giuseppe Taddei

por Redação CONCERTO 04/06/2010

Morreu na última quarta-feira, dia 2 de junho, aos 93 anos o barítono italiano Giuseppe Taddei, em sua casa, em Roma. Nascido em Gênova, em mais de 50 anos de carreira cantou nos principais teatros do mundo, com destaque para suas interpretações de Verdi, Puccini e Mozart. Estreou em Roma, como Araldo em Lohengrin. Sua carreira foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial, na qual lutou e chegou a ser preso em um campo de concentração. Sobreviveu com a ajuda da voz, e teve que cantar para os alemães. Com o fim da Guerra, cantou para as tropas aliadas e assim foi levado a Salzburg, onde conheceu o maestro Herbert von Karajan, com quem desenvolveu intensa colaboração.

Com uma carreira internacional em crescimento, cantou no alla Scala de Milão, na Staatsoper de Dresden, no Metropolitan de Nova York, e também no Brasil, ao lado dos melhores cantores do século XX.

Com Claudio Abbado, cantou em Viena em 1991 um memorável Simon Boccanegra, de Verdi, aos 75 anos de idade. Deixou gravações que imortalizam sua interpretação.

[Assista Giuseppe Taddei interpretando Falstaff]