Mozarteum Brasileiro faz 30 anos e inicia temporada com orquestra alemã

por Redação CONCERTO 11/04/2011

Nos dias 12 e 13 de abril na Sala São Paulo, o Mozarteum Brasileiro dá início a sua temporada 2011, na qual comemora 30 anos de fundação, trazendo pela primeira vez ao Brasil a orquestra alemã L’Arte Del Mondo. Formada em 2004 na Alemanha por Werner Ehrhardt, a camerata já participou de festivais em toda a Europa e seu repertório vai da música antiga até o romantismo. Apesar do pouco tempo de existência, o grupo conta com diversos CDs lançados, que incluem estreias mundiais e redescobertas, como a ópera cômica L’irato ou l’emporté, de Etienne Nicolas Méhul, em gravação que conquistou em 2006 o prêmio da revista francesa Diapason.

 

Nas duas apresentações, L’Arte Del Mondo entra em cena com 21 instrumentistas e o solo da jovem violinista lituana Baiba Skride, que em 2001 conquistou o primeiro lugar no prestigiado concurso Queen Elisabeth, na Bélgica, e hoje se apresenta ao lado de importantes orquestras com um violino Stradivarius Wilhelmj (1725), cedido pela Nippon Music Foundation.

O repertório será o mesmo nas duas noites, com um programa dedicado a Mozart: os “Divertimenti” das Sinfonias de Salzburg KV 136 e 138, o Concerto para violino nº 4, com solos de Skride, e a Sinfonia Concertante para violino, viola e orquestra K 364, uma bem sucedida combinação entre os gêneros sinfonia e o concerto.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]