Ópera "Norma", de Bellini, estreia no Teatro São Pedro

por Redação CONCERTO 05/10/2010

No dia 6 de outubro, quarta-feira, o Teatro São Pedro dá continuidade à primeira temporada de óperas com sua orquestra própria apresentando Norma, obra prima do bel canto composta por Vincenzo Bellini. A montagem tem regência de Emiliano Patarra e direção cênica de Ugo Giorgetti (leia texto do cineasta na edição de outubro da Revista CONCERTO) e é uma realização do governo do Estado de São Paulo com produção da Apaa – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

 

Com libreto do próprio Bellini, Norma tem dois atos e estreou no Alla Scala de Milão em dezembro de 1831. É uma tragédia conduzida pelo amor e que aborda a vida privada e a religiosidade. Tem como cenário o território da Gália durante a ocupação romana, cerca de 50 anos antes de Cristo, e conta a história da sacerdotisa Norma, que mantém uma relação secreta com o oficial romano Polione, com quem tem dois filhos.

O elenco da montagem, que se revezará nos papéis, é formado por Maria Pia Piscitelli e Ana Paula Brunkow (Norma), Marcello Vannucci e Rinaldo Leone (Pollione), Denise de Freitas e Edineia D’Oliveira (Adalgisa), Federico Sacchi e Eduardo Janho-Abumrad (Oroveso), Elisabete Almeida (Clotilde) e Renato Tenreiro (Flávio).

Além da estreia no dia 6, as récitas acontecem nos dias 7 e 8 às 20h30 e 9 e 10 às 17h00.