Orquestra do Neojiba toca com Ricardo Castro e Maria João Pires na Alemanha e Suíça

por Redação CONCERTO 05/08/2011

No dia 5 de agosto, os instrumentistas que integram a principal orquestra formada pelo programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) serão a atração principal da abertura do festival Young Euro Classic, no Konzerthaus em Berlim, sendo a primeira orquestra jovem brasileira a se apresentar no evento. Em Genebra, no dia 7, a orquestra se apresenta no Victoria Hall, uma das mais importantes salas de concerto da Europa.

 

Sob a regência do maestro Ricardo Castro, idealizador do Neojiba, as apresentações contam com a presença da pianista luso-brasileira Maria João Pires, que já se apresentou com as principais orquestras do mundo, como a Berliner Philharmoniker, Boston Symphony Orchestra,  London Philharmonic e Orchestre de Paris.

No repertório a ser apresentado entre os dois concertos estão Les préludes de Liszt, o Concerto para piano nº 2 op. 21 de Chopin, Sonhos percutidos de Wellington Gomes, Sensemayá de Silvestre Revueltas, Danzón nº 2 de Arturo Marquez, Miudinho da Bachianas 4 de Villa-Lobos e o famoso Batuque de Lorenzo Fernandez.