Orquestra Tchaikovsky de Moscou é atração em SP e RJ

por Redação CONCERTO 19/10/2008

A Orquestra Sinfônica Tchaikovsky de Moscou, um dos mais importantes conjuntos da Rússia, apresenta-se em São Paulo e Rio de Janeiro em outubro: faz um concerto ao ar livre no Ibirapuera neste domingo (19/10), às 17h00, e segue para récitas na Sala São Paulo, dias 20 e 21, e na Sala Cecília Meireles, dia 23.

Sob a regência de Vladimir Fedoseyev, à frente do conjunto desde 1974, o repertório das apresentações terá obras de Beethoven (Sinfonia nº 7) e Tchaikovsky (Abertura de Romeu e Julieta e Sinfonia nº 5), Prokofiev (Suíte Romeu e Julieta) e Rimsky-Korsakov (Shéhérazade).

No Parque do Ibirapuera, na platéia externa do Auditório Ibirapuera, a regência será de Denis Lotoew, maestro assistente da orquestra, e o repertório será integralmente dedicado a Tchaikovsky, com as suítes dos balés Lago dos cisnes e A bela adormecida e a Abertura 1812, op. 49.

Os mais de 30 anos de parceria do maestro Vladimir Fedoseyev com a sinfônica colaboraram muito para o reconhecimento internacional desta orquestra, fundada em 1930 e que, até a dissolução da União Soviética, era a orquestra oficial da rede soviética de rádio.

Veja a programação completa da turnê da Orquestra Sinfônica Tchaikovsky de Moscou no Roteiro e leia mais sobre o grupo na seção Textos, em artigo de nosso colaborador Irineu Franco Perpetuo.