OSB marca início da temporada para 10 de agosto com Festival Beethoven

por Redação CONCERTO 29/04/2011

Em comunicado oficial publicado no jornal "O Globo" desta sexta-feira, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira informou que, após encerrar as negociações com os músicos demitidos, fará audições no Brasil, Inglaterra e Estados Unidos para o preenchimento das vagas abertas, e que, após a tentativa frustrada de início da temporada com a OSB Jovem [saiba mais] a orquestra retoma os concertos no dia 10 de agosto de 2011, com o Festival Beethoven – que conta com a participação do maestro Kurt Masur (foto).

 

A OSB reconhece que, devido às mudanças no quadro de músicos, alguns repertórios sofrerão alterações. Leia abaixo a íntegra do comunicado da Fosb.

Comunicado oficial da Fundação OSB

A Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, em respeito ao seu público, músicos, incentivadores, colaboradores e amigos, anuncia seus próximos passos para a recondução das atividades da Orquestra, considerando encerradas as negociações com os 36 músicos afastados por não terem aderido a proposta final de conciliação. Honrando a memória de todos os que, no passado, empregaram seu talento e dedicação à orquestra e fizeram dela uma causa, a Fundação OSB convoca o apoio de todas as pessoas envolvidas com seu trabalho, no intuito de transpor este momento e construir os capítulos futuros de uma trajetória que já tem 70 anos.

1 Em sua proposta final, a Fundação OSB decidiu-se pela reintegração de todos os músicos, que tiveram a oportunidade de manifestar o interesse em retornar aos quadros da orquestra até a última segunda-feira, dia 25 de abril. Com foco na preservação do trabalho da OSB, a Fundação atendeu a todas as reivindicações, fruto de prévias negociações, como o desenho de um formato para as avaliações de desempenho sugerido pelos próprios músicos. A FOSB foi surpreendida pela mudança de posicionamento dos músicos afastados e lamenta que a proposta desenhada em consenso não tenha recebido adesão.

2 A partir deste momento, a FOSB reconduz seu olhar para o futuro, priorizando a reestruturação de seu corpo orquestral e a retomada das atividades de sua programação.

- A Temporada terá início no dia 10 de agosto, com o concerto de abertura do Festival Beethoven.

- Dada a necessidade de recompor parte de seu corpo orquestral, a FOSB reconhece que alterações na programação de 2011 serão inevitáveis. Contudo, para responder à fidelidade de seus assinantes que superaram em número as assinaturas feitas em 2010, a FOSB está tomando todas as providências para minimizar os transtornos.

- Audições: além das 13 vagas que se encontravam em aberto na orquestra há cerca de dois anos, outros postos serão oferecidos nos processos seletivos para músicos que se realizarão em maio nas cidades do Rio de Janeiro, Londres e Nova Iorque. Essa ação tem o propósito de garantir a reestruturação do corpo orquestral dando início às atividades da orquestra em breve tempo.

A música de orquestra é feita pela soma e é nesse sentido que conduzimos a nossa história. A OSB é o resultado de um conjunto de talentos, sendo maior que qualquer indivíduo. Com todos os que esperam o contínuo desenvolvimento da orquestra, renovamos o compromisso de fazer dela um símbolo do nosso país.