Parque Lage recebe festival Ópera na Tela

por Redação CONCERTO 19/11/2015

Um dos pontos mais charmosos do Rio de Janeiro, o Parque Lage sedia, no dia 20 de novembro, a grande estreia de um interessante evento de difusão lírica, o festival Ópera na Tela. Produzido pela Bonfilm, empresa conhecida por realizar o Festival Varilux de Cinema Francês – que em sua última edição chegou a 50 cidades do país –, o evento acontece até o dia 29 de novembro, e é o primeiro passo de um projeto que se estenderá até junho de 2016, com ambição de cobrir 20 capitais brasileiras.

 

De acordo com seu curador, Christian Boudier, o festival foi elaborado nos moldes do francês Viva l’Opéra!, e busca apresentar ao público da ópera uma alternativa de qualidade e a preços acessíveis. Como seu similar francês, o Ópera na Tela levará títulos líricos a salas de cinema – sua estreia no Parque Lage, no entanto, exibirá ópera ao ar livre; no programa, Aida, de Verdi, em produção do La Scalla, com regência de Zubin Mehta e direção cênica de Peter Stein.

Uma estrutura com tenda cristal, tela gigante e aparelhos de alta qualidade de som e imagem será montada no parque carioca, podendo acomodar confortavelmente até 400 pessoas.

O catálogo conta com 12 títulos de recentes encenações de alguns dos principais palcos de ópera da Europa, como a Ópera de Paris, o La Scala, de Milão, a Ópera Estatal de Berlim, e os festivais de Salzburgo, Aix-en-Provence e Baden-Baden. Serão exibidas Aida e Rigoletto, de Verdi, Alceste, de Gluck, O barbeiro de Sevilha, de Rossini, Os Capuleto e os Montéquio e Norma, de Bellini, Carmen, de Bizet, Don Giovanni, A flauta mágica e O rapto no harém, de Mozart, A noiva do Czar, de Rimsky-Korsakov, e Tosca, de Puccini. Além das estrangeiras será apresentada também a elogiada incursão do cineasta Fernando Meireles (Cidade de Deus) no mundo lírico, sua montagem de Os pescadores de pérolas, de Bizet, estreada em setembro deste ano no Festival de Ópera do Theatro da Paz.

Entre os grandes nomes que figuram na programação estão Christoph Eschenbach (Don Giovanni, com a Filarmônica de Berlim no Festival de Salzburgo), Simon Rattle (A flauta mágica, também com a Filarmônica de Berlim, mas no Festival de Baden-Baden) e Daniel Barenboim (A noiva do Czar, na Ópera Estatal de Berlim). A programação completa pode ser conferida no site do Ópera na Tela.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.