Pianista Arnaldo Cohen se apresenta neste sábado com Sinfônica Brasileira

por Redação CONCERTO 28/08/2013

No próximo sábado, dia 31 de agosto, a Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta no palco do Theatro Municipal com a presença do pianista brasileiro Arnaldo Cohen, que interpreta a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Sergei Rachmaninov. À frente do grupo, o maestro Roberto Minczuk rege ainda o Guia orquestral para a juventude de Benjamin Britten e, na segunda parte, a Sinfonia nº8 em sol maior, op. 88, de Antonín Dvorák.

 

Radicado nos Estados Unidos, Arnaldo Cohen se formou no Brasil, tanto em piano quanto em violino, e levou os estudos adiante em Viena. Foi professor em Londres, na Royal Academy of Music e no Royal Northern College, e hoje é mentor na Universidade de Indiana. Cohen já se apresentou em grandes teatros como o Concertgebouw de Amsterdã, Champs Elysées de Paris, Albert Hall de Londres, a Sydney Opera House na Austrália. Ele está na lista das dez melhores gravações da revista Grammophone.

A Rapsódia sobre um tema de Paganini foi escrita para piano e orquestra, e faz alusão a um concerto para piano, de acordo com anotação na própria partitura original de Rachmaninov. O compositor era um intérprete da própria obra, e fez a estreia da Rapsódia na Lyric Opera House nos Estados Unidos, em 1934, com a Orquestra da Filadélfia regida pelo maestro Leopold Stokowski. A Variação 18 tornou a obra conhecida do grande público por fazer parte do filme “Em algum lugar do passado”, de Jeannot Szwarc.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.