Pianista Hélène Grimaud toca com Osesp e OSB

por Redação CONCERTO 07/05/2013

A pianista Hélène Grimaud é a atração de duas das principais orquestras brasileiras nas próximas duas semanas. Pela primeira vez no Brasil, Grimaud se apresenta com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp nos dias 9, 10, 11, na Sala São Paulo, e no dia 19 com a Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB no Municipal do Rio de Janeiro.

 

A carismática pianista Hélène Grimaud fora dos palcos é engajada na preservação de lobos e mantém um centro de preservação nos Estados Unidos. Ela é dona de um estilo ousado, que a fez ser comparada a Glenn Gould. Sua interpretação do Concerto Imperador (que ela toca em São Paulo e no Rio) já rendeu uma gravação pela Deutsche Grammophon, com a Staatskapelle Dresden, sob regência de Vladimir Jurowski.

O programa paulistano tem O sacrifício: três interlúdios do inglês James MacMillan (extratos de sua ópera O sacrifício, baseada na mitologia galesa), a suíte Baco e Ariana, do francês Albert Roussel, além do Concerto Imperador de Beethoven. Quem comanda as apresentações de São Paulo é o maestro também francês Stéphane Denève, titular da Sinfônica da Rádio de Stuttgart, que volta ao Brasil após se apresentar com a Osesp em 2011.

No Rio de Janeiro Roberto Minczuk dirige a OSB em um programa que tem também Grimaud interpretando o Imperador, além da Sinfonia de César Franck.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]

 

 

 

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo do Site CONCERTO requer autorização, exceto trechos com link para as respectivas páginas.