Tenor Andrea Bocelli faz apresentação em São Paulo

por Redação CONCERTO 12/12/2012

Com única apresentação no dia 13 de dezembro, o tenor Andrea Bocelli se apresenta no Jockey Clube de São Paulo, com ingressos que vão de 170 a 2 mil reais, interpretando um repertório que mistura canções pop, peças sacras e árias de ópera. Bocelli, que nasceu próximo a Pisa, na Itália, perdeu a visão ainda menino, o que não o impediu de estudar canto lírico e outros instrumentos como piano, flauta e saxofone. Formou-se em direito e após ganhar um prêmio de música interpretando O sole mio e fazer uma masterclass com o tenor Franco Corelli, teve a oportunidade de estrear num palco de ópera, em Macbeth, de Verdi, como Macduff. Ele ainda registrou outras aparições líricas, em óperas como Tosca, La Bohème, Il Trovatore, Cavalleria Rusticana, Carmen e I Pagliacci, se apresentando com maestros como Zubin Mehta. Mas a proximidade com Pavarotti e com o astro italiano de rock Zucchero abriram portas para a grande mídia e para a música pop.

 

Antes de saber como seria sua carreira nos palcos de ópera, Andrea Bocelli gravou a canção Con te Partirò, que ganhou arranjo em duo com Sarah Brightman e em pouco tempo era ouvida em todo o mundo. Na Alemanha, por exemplo, o dueto permaneceu no número um de vendas durante 14 semanas consecutivas, vendendo mais de três milhões de cópias. No ano seguinte ele ganhou o Grammy de Melhor Novo Artista e, em 2002, gravou um CD com Lorin Maazel, com peças de Tosti, Liszt, Denza e Gastaldon, ganhando o Grammy nas categorias Álbum do Ano e Álbum Clássico Mais Vendido do Ano. Em 2010 Bocelli foi homenageado com uma estrela na calçada da fama em Hollywood e, mais recentemente, em outubro deste ano, recebeu uma homenagem do Classic BRIT Awards, realizada no Royal Albert Hall de Londres, sendo nomeado Artista Internacional do Ano em comemoração aos 20 anos de sua carreira, com mais de 70 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.

Na apresentação que Bocelli realiza no Brasil, ele promete cantar ‘sucessos’ como Ave Maria, Funiculí-funiculá, Nessun dorma e Con te partirò, dentre outras, com orquestra e coro arregimentados e regência do ótimo maestro Eugene Kohn. A apresentação tem ainda a participação do grupo DIV4S, formado por quatro sopranos italianas.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]