Theatro São Pedro celebra centenário de Britten com “A Volta do Parafuso”

por Redação CONCERTO 13/06/2013

Inédita no Brasil, a ópera The Turn of The Screw (A Volta do Parafuso), do compositor inglês Benjamin Britten, será apresentada pelo Theatro São Pedro, em São Paulo, nos dias 16, 18, 20 e 22 de junho. Com direção da badalada Livia Sabag e regência do maestro Steven Mercúrio, diretor da Companhia de Ópera da Filadélfia, a montagem conta com o tenor Juremir Vieira (Peter Quint), a soprano Luísa Kurtz (The Governess), a mezzo-soprano Luciana Bueno (Miss Jessel) e a soprano Céline Imbert (Mrs Grose).

 

Destaque para o elenco infantil da ópera, formado pelos cantores Ivan Marinho e Gabriel Lima que, de 12 e 13 anos. A dupla já dividiu o palco na montagem de MacBeth, em 2012, no Theatro Municipal de São Paulo. Completam o time Valentina Saflate e Mariana Silveira, que se revezam como a menina Flora.

Britten é considerado um dos maiores nomes da ópera do século XX e responsável pelo renascimento da ópera inglesa. O maestro e pianista inglês completaria 100 anos em 2013, não tivesse falecido prematuramente aos 63 anos.

Além do destaque na música, Britten também foi um homem à frente de seu tempo em sua vida pessoal. Numa época em que homossexualidade era considerada crime na Inglaterra, ele viveu uma relação afetiva com o tenor Peter Pears por quase 40 anos. A relação do casal está retratada numa exposição comemorativa ao centenário do autor, que percorrerá equipamentos da Secretária de Estado da Cultura onde ocorrerão apresentações de sua obra. No Theatro São Pedro, a instalação será montada no hall do teatro e poderá ser visitada pelo público nos dias de récita da ópera A Volta do Parafuso.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]