Virtuose do piano toca na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 08/06/2009

Em promoção do Mozarteum Brasileiro, o virtuose do piano Rudolf Buchbinder se apresenta como solista e regente da Orquestra de Câmara de Zurique nos próximos dias 9 e 10 de junho, na Sala São Paulo. Mais jovem aluno aceito na Musikhochschule de Viena – tinha apenas cinco anos de idade –, Rudolf Buchbinder começou sua extensa carreira musical como músico de câmara. Desde então trilhou uma carreira brilhante, apresentando-se também como solista com todas as grandes orquestras e regentes no mundo e sendo convidado frequente no Salzburger Festspiele e em vários outros grandes festivais internacionais. Seu extenso repertório se reflete nos mais de cem discos que gravou, indo do clássico-romântico a obras menos conhecidas.

Já a Orquestra de Câmara de Zurique foi criada logo após a Segunda Guerra Mundial por Edmond de Stoutz. Em meados dos anos 1990 o grupo ganhou renome internacional a partir do trabalho de uma década de Howard Griffiths. Desde 2006 seu diretor artístico e regente titular é o chinês Muhai Tang.

No repertório do dia 9 estão o Concerto para piano em ré maior, de Haydn, e, de Mozart, o Concerto para piano nº 12 e o Concerto para piano nº 9, “Jeunehomme”. Já dia 10 o programa é todo dedicado a Mozart, com os concertos para piano nº 14, 17 e 27.

Serviço:
Orquestra de Câmara de Zurique
Regente e solista: Rudolf Buchbinder, piano
Dias 9 e 10 de junho, 21 horas, Sala São Paulo

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]