Virtuosi leva maratona de concertos a Recife e Olinda

por Redação CONCERTO 15/12/2009

O Virtuosi, Festival Internacional de Música que já virou tradição em Pernambuco, realiza sua 12ª edição entre os dias 13 a 20 no Teatro de Santa Isabel, em Recife. Além de nomes importantes da música nacional e internacional, os destaques ficam por conta da homenagem aos 50 anos da morte de Villa-Lobos e a realização, pela primeira vez, do Virtuosi de Olinda, com concertos apresentados nos dias 13 e 14 na Igreja da Sé e Seminário de Olinda.

Em Recife, o Virtuosi divide seu programa em duas séries de concertos, com uma programação que pretende mostrar o que há de novo na produção erudita contemporânea. No dia 15, o evento traz o ótimo violoncelista pernambucano Antônio Meneses [foto], que se apresenta como solista da Orquestra Sinfônica Virtuosi com o Concerto duplo para violino e violoncelo de Brahms, tendo a seu lado o italiano Mauro Loguercio. A regência é do maestro Rafael Garcia.

A homenagem a Villa-Lobos acontece com apresentações de obras representativas do compositor, tais como as Bachianas brasileiras nº 5, o Trio nº 2 para piano, violino e violoncelo, o Quarteto de cordas nº 1 e um recital de canto e piano com a mezzosoprano Adriana Clis.

O trombonista sueco Christian Lindberg volta pela terceira vez à capital pernambucana, desta vez para reger um concerto com a orquestra de câmara sueca Musica Vitae, que apresentará a segunda parte de Kundraans Karma, obra de sua própria autoria inédita no Brasil. Outros artistas e grupos que se apresentam são o jovem violinista ucraniano Valeriy Sokolov, vencedor de vários prêmios internacionais, e The Harlem String Quartet, inovador e ousado grupo que atua no ensino na Sphinx Performance Academy em Walnut Hill School, Massachusetts.

Outro destaque é a estreia mundial da ópera Dulcineia e Trancoso, primeira ópera armorial de autoria do compositor paraibano Eli-Eri Moura.

O encerramento do XII Virtuosi dará inicio às comemorações do Ano Schumann & Chopin (2010), quando o mundo celebrará os 200 anos de nascimento dos dois grandes compositores românticos.

[clique aqui e veja a programação completa]