Filarmônica de Goiás lança segundo disco com obras de Guerra-Peixe

por Redação CONCERTO 25/03/2024

Desde que chegou ao Brasil para dirigir a Filarmônica de Goiás, em 2014, o maestro britânico Neil Thomson deixou claro seu interesse em conhecer a música brasileira. Não era só discurso. Com o grupo, ele embarcou em projetos importantíssimos, como a gravação da integral sinfônica de Claudio Santoro. Mas não só.

Desde o início, elegeu César Guerra-Peixe como um dos focos de seu trabalho com a filarmônica – e, nesse ano em que maestro e músicos celebram uma década de parceria, nada mais significativo que o lançamento do disco em que eles registram três obras marcantes do autor. O CD integra a Coleção Música do Brasil, parceria do selo Naxos com o Ministério das Relações Exteriores e orquestras brasileiras.

A retirada da laguna é inspirada no livro em que o Visconde de Taunay narra um episódio trágico da Guerra do Paraguai, do qual participou: a retirada das tropas brasileiras, durante a qual muitos soldados foram mortos, após uma incursão desastrada em território paraguaio.

Já o Concertino para violino e orquestra de câmara, que tem como solista Abner Landim, spalla da filarmônica, é uma homenagem à estética do Movimento Armorial. E Museu da Inconfidência, uma partitura criada a partir das sensações despertadas por uma visita ao Museu da Inconfidência de Ouro Preto.

Em comum, as obras têm a ligação com o período nacionalista do autor – e a sua capacidade de pintar quadros sonoros que exploram a riqueza expressiva da orquestra, o que Thomson e seus músicos compreendem muito bem.

Este é o segundo disco da série Música do Brasil dedicado ao compositor. Também com a Filarmônica de Goiás, está disponível o álbum com a suítes sinfônicas nº 1 e nº 2 e Roda de amigos (leia mais aqui).

Os discos da Filarmônica de Goiás estão disponíveis na Loja Clássicos; clique aqui.

Leia também
Notícias 
Compositora Marisa Rezende é destaque da edição de abril da Revista CONCERTO
Notícias Soprano Flavia Stricker vence o 22º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas
Notícias Morreu Maurizio Pollini, um dos maiores pianistas de nosso tempo
Crítica Cristian Budu, o poeta do piano, por Irineu Franco Perpetuo

CD Guerra-Peixe [Divulgação]

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.