Edelton Gloeden lança disco com integrais para violão solo de autores brasileiros

por Redação CONCERTO 27/03/2024

O violonista Edelton Gloeden lança hoje, dia 27, no Sesc Pinheiros, o disco produzido pelo Selo Sesc em que gravou a obra completa para violão solo de Camargo Guarniei, Claudio Santoro, Edino Krieger, Guerra Peixe e Osvaldo Lacerda. Ele também faz recital de lançamento na quinta, no Sesc Ribeirão Preto.

Gloeden dedicou parte importante de sua carreira à pesquisa e à interpretação da música brasileira, o que lhe deu olhar privilegiado sobre esse repertório.

“A partir da década de 1950, houve no Brasil um crescimento significativo e praticamente ininterrupto na criação de obras para violão solo, e também sua inserção na música de câmara para diversas formações e para violão e orquestra. Pela excelência, algumas destas obras tiveram boa repercussão, atraindo a atenção de intérpretes internacionais, enquanto outras estão ainda por merecer um olhar mais atento", escreve ele no encarte do álbum.

Não há como diminuir a importância desse trabalho, pelo panorama da música brasileira que faz e pela interpretação de um mestre de seus instrumento. 

E também pelo encarte, 80 páginas com textos de especialistas como Lutero Rodrigues, Marcelo Fernandes e Clayton Vetromilla. Desde já um lançamento histórico, referência para quem quiser conhecer uma faceta importante de nossa música.

Veja mais detalhes sobre o recital de lançamento em São Paulo no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias Orquestra do Theatro São Pedro de Porto Alegre fará 31 apresentações em 2024
Notícias Compositora Marisa Rezende é destaque da edição de abril da Revista CONCERTO
Notícias Filarmônica de Goiás lança segundo disco com obras de Guerra-Peixe
Notícias Soprano Flavia Stricker vence o 22º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas
Crítica Cristian Budu, o poeta do piano, por Irineu Franco Perpetuo

O violonista Edelton Gloeden [Divulgação/Ricardo Ferreira/Sesc]
O violonista Edelton Gloeden [Divulgação/Ricardo Ferreira/Sesc]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.