Pianista alemão Andreas Staier toca com a Osesp e faz recital solo

por Redação CONCERTO 25/04/2017

O pianista alemão Andreas Staier é o destaque das apresentações desta semana da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Staier elegeu o período clássico como foco de uma carreira que já o levou aos principais palcos do mundo. Ouvi-lo nesse repertório é ter contato com interpretações construídas artesanalmente, que revelam intimidade com tudo o que o classicismo nos oferece em termos de sonoridade, forma e estilo.

E é em torno do período que acontecem suas apresentações em São Paulo. Nos dias 27, 28 e 29, ele toca com a orquestra o Concerto nº 17 de Mozart. A apresentação terá regência da polonesa Marzena Diakun, que comanda a Osesp também em obras de Szymanowski (Abertura de concerto), Villa-Lobos (Alvorada na floresta tropical) e Tchaikovsky (excertos de A bela adormecida). Sem o concerto de Mozart, o programa é repetido no dia 30.

Já no dia 20, Staier fará um recital solo, em que interpretará obras de Haydn – o pianista acaba de gravar concertos deste compositor –, Mozart e Beethoven.

[Veja mais no Roteiro Musical]