Tenor José Carreras faz concertos de despedida no Brasil

por Redação CONCERTO 16/05/2017

O tenor José Carreras traz este mês ao Brasil sua turnê de despedida. O cantor é um dos grandes nomes das últimas décadas do canto lírico e vai se apresentar com orquestra em São Paulo, no Citibank Hall, nos dias 19 e 21 de maio; no Metropolitan, no Rio de Janeiro, no dia 24; e no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, no dia 27.

Carreras ficou conhecido do grande público em 1990, quando atuou pela primeira vez ao lado de Plácido Domingo e Luciano Pavarotti no concerto Os Três Tenores, realizado em Roma, na véspera da final da Copa do Mundo de Futebol. Os cantores tornaram-se, desde então, sinônimo da ópera, fazendo também incursões pela música popular.

A trajetória de Carreras o levou aos principais palcos do mundo, com um timbre especial, que ele emprestou a interpretações memoráveis de papeis do repertório italiano e francês, como Don Carlo, Radamés, Rodolfo, Don José. Nos anos 1980, interrompeu a carreira por conta de uma leucemia, retornando mais tarde ao canto. Nos últimos anos, tem se dedicado especialmente a concertos em todo o mundo.

[Veja mais no Roteiro Musical]