‘Madama Butterfly’ abre temporada lírica do Theatro Municipal de São Paulo

por Redação CONCERTO 15/03/2024

O Theatro Municipal de São Paulo dá a largada nas homenagens brasileiras ao centenário de morte de Giacomo Puccini com uma produção de Madama Butterfly, sob direção cênica de Livia Sabag e direção musical e regência de Roberto Minczuk. 

A produção estreou no segundo semestre do ano passado no Teatro Colón, de Buenos Aires. Nela, a diretora aborda a questão social em torno da história da gueixa Cio-Cio San, inspirada no cinema do japonês Kenji Mizoguchi.

“Para o público, a tragédia está clara desde o início. Sempre ficamos, ao longo da ópera, pensando: agora ela entendeu o que está acontecendo. Mas é um olhar que não leva em consideração a trajetória dela como um todo, o que nos ajudaria a compreender por que ela chega a uma posição tão vulnerável”, explica a diretora.

“A figura da gueixa tem uma importância na sociedade japonesa, goza de prestígio, mas, para uma filha de samurai como Cio-Cio San, é uma mudança radical. No dueto do final do primeiro ato, ela deixa claro como quer ser vista, como a incomoda a objetificação dele. Ela percebe quem Pinkerton é, reage a algumas de suas grosserias. Mas ela não tem opção, ela precisa sustentar para si mesma a esperança de que ele seja íntegro”, explica. “Ela é uma menina, mas mais forte que todos ali. E a questão cultural não pode ser ignorada. A morte dela não tem nada a ver com amor, com Pinkerton. Ela tira a própria vida pois estão em jogo a honra dela e o futuro do filho. Ela se sacrifica justamente por ser uma mulher íntegra.”

Dois elencos se dividem na temporada. Nos dias 15, 17, 20 e 23, cantam a soprano Carmen Giannattasio, o tenor Celso Albelo, a mezzo soprano Ana Lucia Benedetti e o barítono Douglas Hahn. Eiko Senda, Enrique Bravo, Juliana Taino e Michel de Souza assumem os papeis principais nos dias 16, 19 e 22. Alessandro Sangiorgi será responsável pela regência nas récitas dos dias 22 e 23.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Ouvinte Critico

A partir de amanhã, sábado, será possível comentar a produção no Ouvinte Crítico, enquete do Site CONCERTO sobre eventos clássicos realizados no Brasil, com espaço para comentários, opiniões e troca de ideias. Nele, você pode conhecer a opinião de pessoas que assistiram aos espetáculos e pode você mesmo fazer a sua avaliação e deixar o seu comentário (leia mais aqui).

Leia também
Notícias 
Osesp faz estreia latino-americana de concerto para sheng de Unsuk Chin
Notícias Inhotim explora música de nossos dias
Notícias Sinfônica de Campinas apresenta temporada em que festeja 95 anos 
Revista CONCERTO A ópera segundo Puccini, por João Luiz Sampaio [acesso exclusivo para assinantes]

Cena da produção de 'Madama Butterfly' no Theatro Municipal de São Paulo [Larissa Paz/Divulgação]
Cena da produção de 'Madama Butterfly' no Theatro Municipal de São Paulo [Larissa Paz/Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.