Sinfônica de Campinas apresenta temporada em que festeja 95 anos 

por Redação CONCERTO 15/03/2024

Concerto de abertura será no sábado, dia 16 de março, sob direção do titular maestro Carlos Prazeres e com a participação do violonista espanhol Pablo Sáinz Villegas; Sinfônica não divulgou calendário de suas apresentações

Em coletiva de imprensa realizada ontem, dia 14 de março, em Campinas – e que contou com a presença do prefeito Dário Saadi, da secretária municipal de Cultura e Turismo Alexandra Caprioli, do diretor da orquestra Wanilton Mahfuz e do regente titular Carlos Prazeres – foi apresentada a temporada da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, que completa 95 anos em 2024.

“Este ano é especial: 250 anos de Campinas, 95 anos da orquestra, que é patrimônio da cidade, do Brasil e do mundo”, afirmou o prefeito Saadi. E seguiu: “Eu parabenizo por todo este trabalho histórico de 95 anos e pelo futuro que estamos tentando desenhar com a contratação de novos músicos. É um orgulho ter uma orquestra cumprindo seu papel de levar não somente música clássica e também o de levar cultura musical à população por meio das suas apresentações”.

Na coletiva, também foi comunicado que a orquestra está realizando um concurso para o preenchimento de vagas de músicos para a orquestra – o último processo seletivo ocorreu há 13 anos. “Desde 1929 a Orquestra nunca esteve tão dinâmica e atual como agora recebendo esses novos músicos”, comemorou a secretária Alexandra Caprioli”.

Já o maestro Carlos Prazeres afirmou: “A população pode esperar uma temporada visceral, onde ela vai se emocionar cada vez que entrar em um concerto. A gente pensou em cada concerto com este conceito de aproximação (com o público)”. Prazeres falou que a missão da orquestra é conquistar novos públicos, para além do público que ela já tem.

A abertura da temporada será neste sábado, 16 de março, com um concerto gratuito, às 20h, no Teatro Municipal Castro Mendes. Sob regência do titular Carlos Prazeres, o grupo interpreta o campineiro Carlos Gomes (Sonata para cordas em ré maior), Pelléas et Mélisande, de Gabriel Fauré, e o Concerto de Aranjuez, de Joaquim Rodrigo, que terá como solista o violonista espanhol Pablo Sáinz Villegas.

Entre os destaques da temporada foram citados o concerto do Dia das Mães com a cantora Sandra Sá, em maio; o concerto de aniversário de 250 anos de Campinas, em julho; um concerto no Theatro Municipal de São Paulo, em agosto; um concerto para crianças, em outubro (Game Concert); um concerto do Mês da Consciência Negra com o cantor Chico César em novembro; e o tradicional Concerto de Natal, que este ano será o Ballet Quebra Nozes. Para o ano todo estão previstas quarenta apresentações. 

Questionado sobre os solistas convidados, Prazeres citou o pianista Cristian Budu, que será o solista de um programa comemorativo dos 100 anos de Rhapsody in Blue, de Gerschwin. Prazeres também adiantou que haverá uma apresentação da ópera Gianni Schicchi, de Puccini.

A Sinfônica de Campinas não divulgou o calendário de suas apresentações, nem mais detalhes sobre os programas que serão interpretados.

História

Conforme informações da assessoria de imprensa, documentos oficiais de 1929 comprovam que a Sinfônica de Campinas foi criada, formalmente, em 6 de outubro daquele ano, como Associação Symphonica Campineira. O concerto de estreia foi apresentado no dia 15 de novembro daquele ano, sob regência do maestro Salvador Bove. Em 29 de dezembro de 1965 foi aprovada a Lei no. 3.421, que determinou que a Orquestra passasse a ser mantida pela Prefeitura de Campinas.

Maestro Carlos Prazeres na coletiva de imprensa (divulgação, Firmino Piton)
Maestro Carlos Prazeres na coletiva de imprensa (divulgação, Firmino Piton)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.