Banner 180x60
Boa tarde.
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Palácio das Artes comemora 40 anos com “La Traviata” (24/5/2010)
Por Nelson Rubens Kunze

Uma nova encenação da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, marcou, no último dia 18 de maio, as comemorações dos 40 anos do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A noite também teve a estreia do maestro Roberto Tibiriçá como novo diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, que é a orquestra da casa.

A ópera teve um resultado geral bom. O maestro Tibiriçá conduziu o grupo com muita desenvoltura, obtendo um ótimo desempenho de seus músicos. Andamentos mais lentos do que usual intensificaram a dramaticidade da partitura – os cantores pareceram à vontade para desenvolverem as suas melodias –, sem comprometimento do ritmo da apresentação. Tibiriçá é um maestro de mão cheia, que esbanja musicalidade.

Rosana Lamosa e Licio Bruno, em cena do segundo ato [Foto: divulgação Palácio das Artes / Paulo Lacerda]

Também o elenco escalado foi muito bem. Violeta Valery foi vivida por Rosana Lamosa, veterana no papel. Com bonita voz, uma interpretação refinada e de acabamento bem trabalhado, Rosana formou par com o ótimo tenor Martin Mühle, que, com vitalidade e boa presença, fez o papel de Alfredo Germont. Destaque vocal da noite foi o baixo-barítono Licio Bruno, que cantou a parte de Giorgio Germont. Licio, que tem uma voz privilegiada e atua com grande naturalidade, é um cantor que certamente poderia se apresentar com sucesso em qualquer teatro do mundo. (Talvez eu não devesse escrever isso e nem dar-lhe a ideia, pois qualquer um desses três artistas aí de cima – dadas as “dificuldades líricas” nesses nossos tristes trópicos – poderia fazer bela carreira em outros continentes. Outros colegas já partiram: José Gallisa, Stephen Bronk, Fernando Portari...). Os papeis secundários e o Coral Lírico de Minas Gerais também tiveram atuação muito satisfatória.

A direção cênica coube ao italiano Mario Corradi, que ostenta uma bela biografia e certamente conhece seu métier. Sua encenação, contudo, apesar de funcional, não apresentou muita invenção. O melhor foi o segundo ato, desenvolvido sobre um interessante plano inclinado. Já menos feliz foi o final do primeiro ato, com Rosana Lamosa interpretando sua parte de costas, de dentro de uma banheira. Funcionou bem, por outro lado, o balé na festa na casa de Flora, com coreografia de Rodrigo Giése. Já no último ato, iluminando apenas a cama de Violeta, deu-se o caráter mais intimista provavelmente desejado, contudo, a intensa penumbra prejudicou até a movimentação dos atores.

Cena do terceiro ato de La Traviata [Foto: divulgação Palácio das Artes / Paulo Lacerda]

A Traviata apresentada agora para comemorar os 40 anos do Palácio das Artes não é uma escolha qualquer: o título foi também a primeira ópera encenada na casa, em 1971. E para a estreia da nova montagem, foram convidados a soprano Niza de Castro Tank e o maestro Carlos Eduardo Prates, protagonistas da ópera em 1971, e a quem foi feita uma bonita homenagem.

Administrado pela Fundação Clóvis Salgado, o Palácio das Artes é o principal espaço cultural mantido pelo governo do Estado de Minas Gerais. Dentro de sua nova ideia de programação – que é a de levar a um grande público encenações de títulos operísticos mais populares – a nova Traviata do Palácio das Artes sem dúvida apresentou um saldo positivo.

[Nelson Rubens Kunze viajou a Belo Horizonte e assistiu a La Traviata a convite da Fundação Clóvis Salgado.]





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

30/10/2017 - Ópera Os pescadores de pérolas, de Bizet

Rio de Janeiro:
25/10/2017 - Orquestra Petrobras Sinfônica

Outras Cidades:
28/10/2017 - Vitória, ES - II Festival Sesi de Ópera
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046