Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Terça-Feira, 22 de Maio de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Publicação é opção para conhecer a pesquisa em música no Brasil (9/6/2010)
Por Camila Frésca

A ANPPOM – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, é uma entidade  voltada, como o próprio nome diz, para a pesquisa e pós-graduação na área de música no Brasil. Uma de suas mais importantes iniciativas é o congresso anual, que acontece a cada edição numa cidade do país com o apoio de uma universidade local. Outra de suas iniciativas diz respeito a publicações próprias que visam reunir o que de mais recente tem-se produzido por nossos estudiosos, difundindo as informações no meio acadêmico em geral.

Recentemente, a Appom lançou o livro “Pesquisa em música no Brasil: métodos, domínios e perspectivas (volume 1)”, que pode ser baixado em sua íntegra no site www.anppom.com.br/editora/.

Organizado por Rogério Budasz, o exemplar é uma espécie de “projeto aberto”, conforme explica o próprio musicólogo: “Com esse primeiro volume, iniciamos um mapeamento dos domínios, metodologias e tendências da atividade acadêmica em música no Brasil, oferecendo perspectivas para o desenvolvimento de novas áreas, examinando a aplicabilidade de novas teorias e lançando novos olhares sobre teorias e objetos de estudo já não tão novos”.

Com a possibilidade do acesso integral do livro pelo computador, abre-se uma porta para que um público mais amplo tome contato com o que se anda produzindo em música nas nossas universidades. Neste volume, conforme explica Budasz, acadêmicos de diversas especialidades e atuantes em programas de pós-graduação em música de vários pontos do país foram convidados a escrever sobre o estado da arte da pesquisa em música em seus respectivos campos. Sendo este o primeiro de uma série (o segundo volume já se encontra em preparação), o livro é abrangente nas temáticas e uma espécie de miscelânea, em contraste com o que se pretende que sejam os subsequentes, que devem enfocar apenas uma ou duas áreas de interesse.

De fato, o volume aborda diversos assuntos, tentando contextualizar sua pertinência, seus desdobramentos e seu posicionamento entre nós – o que, por isso mesmo, o faz mais interessante para o público apreciador de música mas que está longe da academia.

A relação da música com a disciplina história e com a cultura são analisados nos dois artigos iniciais. Guilherme Sauerbronn de Barros e Cristina Capparelli Gerling tratam de análise schenkeriana a partir de uma interessante perspectiva: a relação deste método com o conceito romântico de crítica de arte apresentado por Walter Benjamin em sua tese de doutorado de 1919.

O professor e compositor Rodolfo Coelho de Souza começa desfazendo um mal entendido em torno do termo “música atonal” em seu artigo “Um introdução às teorias analíticas da música atonal”, enquanto Rosane Cardoso de Araújo reflete em seu texto sobre o próprio processo de publicação de textos científicos. No último artigo, Beatriz Ilari procura definir o que seria uma conduta ética na pesquisa musical envolvendo seres humanos, tema ainda bem pouco discutido por aqui.

Conforme explica Budasz, “não se trata, portanto, de um dicionário de teorias ou de um manual de receitas metodológicas. Mas esperamos que as análises críticas apresentadas aqui e nos próximos volumes ajudem o pós-graduando em música a explorar a sua curiosidade com a segurança de quem dispõe de um mapa do terreno.” Para quem não é do meio acadêmico e tenha a curiosidade despertada pelo tema, certamente terá muito a aprender com os textos presentes nesta publicação.





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

24/5/2018 - Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, André Mehmari - piano e Nailor Proveta - clarinete e saxofone

Rio de Janeiro:
22/5/2018 - XIII RioHarpFestival

Outras Cidades:
23/5/2018 - Recife, PE - Orquestra Sinfônica do Recife
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046