Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   

 
 
 
Crepúsculo e Bob Wilson: Municipal ambicioso em 2012 (5/3/2012)
Por Irineu Franco Perpetuo

Dizem que, de boas intenções, o inferno está cheio. Então eu não sei o quão a sério podemos levar a temporada 2012 do Teatro Municipal de São Paulo, extra-oficialmente divulgada na edição de março da Revista CONCERTO. De qualquer forma, se a lista corresponder à realidade, temos tudo para desfrutar de uma programação de ópera variada e estimulante.

 

Claro que existem todos os motivos do mundo para ficarmos ressabiados. Primeiro porque, conforme altas fontes lá do próprio teatro me dizem, neste ano a verba da casa sofreu um corte de R$ 6 milhões com relação a 2011. Ou seja, eles estão com menos dinheiro para fazer mais.

 

Depois, porque, no final de maio, o Municipal deve ficar fechado por dois meses, para adaptação a essa caixa-preta que convencionamos chamar de Fundação. E, no fim, porque estamos em ano eleitoral - e quaisquer produções programadas para depois do pleito de 7 de outubro ficam sob séria ameaça.

 

Essa espada de Dâmocles pende justamente sobre alguns dos itens mais promissores da programação. Caso do programa duplo de romantismo tardio dirigido por Felipe Hirsch (13 a 22 de outubro), com dois títulos raros e estimulantes Violanta, de Korngold, e Uma Tragédia Florentina, de Zemlinsky.

 


Montagem do diretor Robert Wilson [foto: divulgação]

Ou, ainda, daquela que, para mim, seria a maior expectativa: uma co-produção com o Teatro Comunale de Bologna, com direção de ninguém menos do que Bob Wilson (23 a 30 de outubro). O público mais tradicional pode torcer o nariz para Wilson o quanto quiser, mas eu vou ficar assanhadíssimo para ver uma produção desse gênio do teatro no palco do Municipal.

 

O final do ano traz ainda Antonio Araújo, do Teatro da Vertigem, especializado em encenações arrojadas em espaços públicos, fazendo Orfeu e Eurídice, de Gluck, na ainda não inaugurada Praça das Artes (27 de outubro a 3 de novembro). E Jamil Maluf, espremido com apenas três récitas, em dezembro (8 a 10), para um título que ele deve, como de hábito, tirar de letra: O Rouxinol, de Stravinsky.

 

Entre as coisas que parecem relativamente a salvo das tempestades, destaque, em agosto, para Götterdämmerung (O Crepúsculo dos Deuses) de Wagner - mais um passo da dupla Luiz Fernando Malheiro e André Heller-Lopes na direção de uma inédita e muito bem-vinda tetralogia paulistana do Anel.

 

Tudo isso, é claro, toureando a já proverbial desorganização dos gestores municipais de Cultura de São Paulo. Desorganização essa que, por exemplo, deixava todos os intérpretes da anunciada La Traviata, deste mês, com os cabelos em pé, pois seus contratos ainda não haviam saído em fevereiro (mês passado), nem, consequentemente, suas passagens para o Brasil emitidas e enviadas; ou que fez os membros de um elenco prestes a ensaiar Così fan Tutte serem informados à última hora que a ópera mozartiana que eles teriam de interpretar seria outra, Idomeneo (14 a 17 de abril). No final do ano, como de costume, faremos o placar, mas a torcida é para que, pelo menos dessa vez, a arte consiga vencer a burocracia.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Redescobrindo Marcelo Tupinambá Por Camila Frésca (24/4/2014)
Filarmônica de Goiás tem destacada temporada e prepara OS Por Nelson Rubens Kunze (23/4/2014)
Rachmaninov de Nelson Freire triunfa em São Petersburgo Por Irineu Franco Perpetuo (23/4/2014)
Outro “Falstaff” Por Jorge Coli (22/4/2014)
Dois “Falstaff” em São Paulo Por Jorge Coli (14/4/2014)
Heller-Lopes dirige “Eugene Onegin” em Salzburg Por Klaus Billand (31/3/2014)
OSB assume sede na Cidade das Artes Por Nelson Rubens Kunze (21/3/2014)
Osesp: 2014 começando bem Por Irineu Franco Perpetuo (18/3/2014)
O "Trovatore" do Theatro Municipal de São Paulo Por Jorge Coli (17/3/2014)
Não é 51, mas é uma boa, ótima ideia Por João Marcos Coelho (12/3/2014)
Minas Gerais faz história Por Nelson Rubens Kunze (27/2/2014)
Música e fantasia. La Fura dels Baus e Respighi no TMSP Por Jorge Coli (21/2/2014)
A OER de Jamil Maluf e o fim de um ciclo virtuoso Por Nelson Rubens Kunze (20/2/2014)
Mariinsky: onde os contemporâneos também têm vez Por Irineu Franco Perpetuo (13/2/2014)
O inventor de arcos de Cremona Por Camila Frésca (5/2/2014)
Wojciech Kilar: entre as salas de concerto e as salas de cinema Por Marco Aurélio Scarpinella Bueno (21/1/2014)
Diário Cartagena Por Leonardo Martinelli (7/1/2014)
Richard Wagner vai ao consultório médico Por Marco Aurélio Scarpinella Bueno (19/12/2013)
A obsessão com o efeito sobre o público Por João Marcos Coelho (13/12/2013)
“Bohème” em cinquenta tons de cinza Por Leonardo Martinelli (11/12/2013)
“Falstaff”, de Verdi, encerra bom ano do Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (9/12/2013)
Trifonov: um pianista para o terceiro milênio Por Irineu Franco Perpetuo (7/12/2013)
João Pessoa realiza festival e estreia Sinfônica Municipal Por Nelson Rubens Kunze (6/12/2013)
Salomão Habib recupera o legado de Tó Teixeira Por Camila Frésca (28/11/2013)
Um “Réquiem”, duas ressurreições (uma “sentimental”, outra “ingênua”) Por Leonardo Martinelli (25/11/2013)
Ação do governo ameaça Rádio MEC do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (21/11/2013)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2014 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3
 

 
São Paulo:

24/4/2014 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Rio de Janeiro:
26/4/2014 - Orquestra Sinfônica Brasileira

Outras Cidades:
26/4/2014 - Manaus, AM - XVIII Festival Amazonas de Ópera
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046