Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Sábado, 30 de Maio de 2015.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   

 
 
 
Crepúsculo e Bob Wilson: Municipal ambicioso em 2012 (5/3/2012)
Por Irineu Franco Perpetuo

Dizem que, de boas intenções, o inferno está cheio. Então eu não sei o quão a sério podemos levar a temporada 2012 do Teatro Municipal de São Paulo, extra-oficialmente divulgada na edição de março da Revista CONCERTO. De qualquer forma, se a lista corresponder à realidade, temos tudo para desfrutar de uma programação de ópera variada e estimulante.

 

Claro que existem todos os motivos do mundo para ficarmos ressabiados. Primeiro porque, conforme altas fontes lá do próprio teatro me dizem, neste ano a verba da casa sofreu um corte de R$ 6 milhões com relação a 2011. Ou seja, eles estão com menos dinheiro para fazer mais.

 

Depois, porque, no final de maio, o Municipal deve ficar fechado por dois meses, para adaptação a essa caixa-preta que convencionamos chamar de Fundação. E, no fim, porque estamos em ano eleitoral - e quaisquer produções programadas para depois do pleito de 7 de outubro ficam sob séria ameaça.

 

Essa espada de Dâmocles pende justamente sobre alguns dos itens mais promissores da programação. Caso do programa duplo de romantismo tardio dirigido por Felipe Hirsch (13 a 22 de outubro), com dois títulos raros e estimulantes Violanta, de Korngold, e Uma Tragédia Florentina, de Zemlinsky.

 


Montagem do diretor Robert Wilson [foto: divulgação]

Ou, ainda, daquela que, para mim, seria a maior expectativa: uma co-produção com o Teatro Comunale de Bologna, com direção de ninguém menos do que Bob Wilson (23 a 30 de outubro). O público mais tradicional pode torcer o nariz para Wilson o quanto quiser, mas eu vou ficar assanhadíssimo para ver uma produção desse gênio do teatro no palco do Municipal.

 

O final do ano traz ainda Antonio Araújo, do Teatro da Vertigem, especializado em encenações arrojadas em espaços públicos, fazendo Orfeu e Eurídice, de Gluck, na ainda não inaugurada Praça das Artes (27 de outubro a 3 de novembro). E Jamil Maluf, espremido com apenas três récitas, em dezembro (8 a 10), para um título que ele deve, como de hábito, tirar de letra: O Rouxinol, de Stravinsky.

 

Entre as coisas que parecem relativamente a salvo das tempestades, destaque, em agosto, para Götterdämmerung (O Crepúsculo dos Deuses) de Wagner - mais um passo da dupla Luiz Fernando Malheiro e André Heller-Lopes na direção de uma inédita e muito bem-vinda tetralogia paulistana do Anel.

 

Tudo isso, é claro, toureando a já proverbial desorganização dos gestores municipais de Cultura de São Paulo. Desorganização essa que, por exemplo, deixava todos os intérpretes da anunciada La Traviata, deste mês, com os cabelos em pé, pois seus contratos ainda não haviam saído em fevereiro (mês passado), nem, consequentemente, suas passagens para o Brasil emitidas e enviadas; ou que fez os membros de um elenco prestes a ensaiar Così fan Tutte serem informados à última hora que a ópera mozartiana que eles teriam de interpretar seria outra, Idomeneo (14 a 17 de abril). No final do ano, como de costume, faremos o placar, mas a torcida é para que, pelo menos dessa vez, a arte consiga vencer a burocracia.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Os 150 anos de Carl Nielsen e algumas considerações sobre música brasileira Por Camila Frésca (26/5/2015)
Crise e ajustes (e uma defesa das OSs) Por Nelson Rubens Kunze (26/5/2015)
Dois amores Por Jorge Coli (18/5/2015)
Música e cinema Por Jorge Coli (15/5/2015)
O triste fim da Camerata Aberta Por João Marcos Coelho (12/5/2015)
Yoram David, Nikita Boriso-Glebsky e designers Por Jorge Coli (12/5/2015)
“Poranduba” tem boa produção do Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (4/5/2015)
Osmo Vänskä: o homem certo no lugar certo Por Irineu Franco Perpetuo (4/5/2015)
“Um homem só” e “Ainadamar” no Municipal de São Paulo Por Jorge Coli (3/5/2015)
“Fidelio”, no Rio, entre o vazio e o exagero Por João Luiz Sampaio (30/4/2015)
Conferência MultiOrquestra 2015 – Dia 3 Por João Luiz Sampaio (30/4/2015)
Conferência MultiOrquestra 2015 – Dia 2 Por João Luiz Sampaio (29/4/2015)
Conferência MultiOrquestra 2015 – Dia 1 Por João Luiz Sampaio (28/4/2015)
Óperas do Theatro Municipal revelam diversidade do gênero Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2015)
Dia do Índio, música e dominação Por Camila Frésca (20/4/2015)
Bach no século XXI Por João Marcos Coelho (16/4/2015)
Angela Hewitt: Bach para o terceiro milênio Por Irineu Franco Perpetuo (8/4/2015)
Ótimo concerto abre temporada comemorativa do Quarteto de Cordas da Cidade Por Nelson Rubens Kunze (7/4/2015)
Municipal, São Pedro, Osesp e mais Por Jorge Coli (24/3/2015)
O adeus de um grande maestro Por Camila Frésca (23/3/2015)
“O amor dos três reis” abre temporada do Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2015)
Luís Otávio Santos: o frescor de Mozart e Beethoven em Juiz de Fora Por Irineu Franco Perpetuo (13/3/2015)
Dupla formada por Daniel Guedes e Mario Ulloa se consagra com “Amor em paz” Por Camila Frésca (13/3/2015)
Quando a música é essencial Por João Marcos Coelho (11/3/2015)
OSB abre temporada com excelente integral das “Bachianas brasileiras” Por Nelson Rubens Kunze (10/3/2015)
Grande concerto inaugura Sala Minas Gerais Por Nelson Rubens Kunze (2/3/2015)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2015 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

31/5/2015 - Ópera Eugene Onegin, de Tchaikovsky

Rio de Janeiro:
30/5/2015 - X RioHarpFestival

Outras Cidades:
31/5/2015 - Vitória, ES - Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046