Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Quinta-Feira, 2 de Outubro de 2014.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   

 
 
 
Crepúsculo e Bob Wilson: Municipal ambicioso em 2012 (5/3/2012)
Por Irineu Franco Perpetuo

Dizem que, de boas intenções, o inferno está cheio. Então eu não sei o quão a sério podemos levar a temporada 2012 do Teatro Municipal de São Paulo, extra-oficialmente divulgada na edição de março da Revista CONCERTO. De qualquer forma, se a lista corresponder à realidade, temos tudo para desfrutar de uma programação de ópera variada e estimulante.

 

Claro que existem todos os motivos do mundo para ficarmos ressabiados. Primeiro porque, conforme altas fontes lá do próprio teatro me dizem, neste ano a verba da casa sofreu um corte de R$ 6 milhões com relação a 2011. Ou seja, eles estão com menos dinheiro para fazer mais.

 

Depois, porque, no final de maio, o Municipal deve ficar fechado por dois meses, para adaptação a essa caixa-preta que convencionamos chamar de Fundação. E, no fim, porque estamos em ano eleitoral - e quaisquer produções programadas para depois do pleito de 7 de outubro ficam sob séria ameaça.

 

Essa espada de Dâmocles pende justamente sobre alguns dos itens mais promissores da programação. Caso do programa duplo de romantismo tardio dirigido por Felipe Hirsch (13 a 22 de outubro), com dois títulos raros e estimulantes Violanta, de Korngold, e Uma Tragédia Florentina, de Zemlinsky.

 


Montagem do diretor Robert Wilson [foto: divulgação]

Ou, ainda, daquela que, para mim, seria a maior expectativa: uma co-produção com o Teatro Comunale de Bologna, com direção de ninguém menos do que Bob Wilson (23 a 30 de outubro). O público mais tradicional pode torcer o nariz para Wilson o quanto quiser, mas eu vou ficar assanhadíssimo para ver uma produção desse gênio do teatro no palco do Municipal.

 

O final do ano traz ainda Antonio Araújo, do Teatro da Vertigem, especializado em encenações arrojadas em espaços públicos, fazendo Orfeu e Eurídice, de Gluck, na ainda não inaugurada Praça das Artes (27 de outubro a 3 de novembro). E Jamil Maluf, espremido com apenas três récitas, em dezembro (8 a 10), para um título que ele deve, como de hábito, tirar de letra: O Rouxinol, de Stravinsky.

 

Entre as coisas que parecem relativamente a salvo das tempestades, destaque, em agosto, para Götterdämmerung (O Crepúsculo dos Deuses) de Wagner - mais um passo da dupla Luiz Fernando Malheiro e André Heller-Lopes na direção de uma inédita e muito bem-vinda tetralogia paulistana do Anel.

 

Tudo isso, é claro, toureando a já proverbial desorganização dos gestores municipais de Cultura de São Paulo. Desorganização essa que, por exemplo, deixava todos os intérpretes da anunciada La Traviata, deste mês, com os cabelos em pé, pois seus contratos ainda não haviam saído em fevereiro (mês passado), nem, consequentemente, suas passagens para o Brasil emitidas e enviadas; ou que fez os membros de um elenco prestes a ensaiar Così fan Tutte serem informados à última hora que a ópera mozartiana que eles teriam de interpretar seria outra, Idomeneo (14 a 17 de abril). No final do ano, como de costume, faremos o placar, mas a torcida é para que, pelo menos dessa vez, a arte consiga vencer a burocracia.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Fiquem de olho nesta jovem tribo eletroacústica Por João Marcos Coelho (1/10/2014)
Festival de Ópera do Theatro da Paz encena “Otello”, de Verdi Por Nelson Rubens Kunze (30/9/2014)
A história da Osesp refletida em seus spallas Por Camila Frésca (29/9/2014)
Estátua Por Jorge Coli (26/9/2014)
Dois momentos: Pão de queijo & Flechas Por Jorge Coli (24/9/2014)
Duas princesas Por Jorge Coli (22/9/2014)
O Reverendo Nelson e a incrível Philharmonia Por Irineu Franco Perpetuo (16/9/2014)
Orquestra e solistas brilham na “Salomé” do Theatro Municipal de SP Por Nelson Rubens Kunze (9/9/2014)
Caminhando pela terra de Hector Berlioz Por João Luiz Sampaio (1/9/2014)
Seminário aborda gestão cultural e transparência das Organizações Sociais Por Nelson Rubens Kunze (1/9/2014)
Ernesto Nazareth brilha nas oito cordas do violão de Nicolas de Souza Barros Por Camila Frésca (29/8/2014)
O prazer d(n)os livros e uma vergonhosa semelhança Por João Marcos Coelho (25/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 5 Por Irineu Franco Perpetuo (22/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 4 Por Irineu Franco Perpetuo (21/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 3 Por Irineu Franco Perpetuo (20/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 2 Por Irineu Franco Perpetuo (19/8/2014)
“Las horas vacías” no Theatro São Pedro de São Paulo Por Jorge Coli (18/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 1 Por Irineu Franco Perpetuo (18/8/2014)
“Mefistofele” abre 13ª edição do Festival de Ópera do Theatro da Paz Por Nelson Rubens Kunze (7/8/2014)
A magia da música cigana no violino de Ayran Nicodemo Por Camila Frésca (5/8/2014)
Um brinde aos Sísifos brasileiros Por João Marcos Coelho (29/7/2014)
Dois momentos: Cia. Minaz e Osesp Por Jorge Coli (28/7/2014)
Cosmopolitismo ou jequice? Por João Luiz Sampaio (24/7/2014)
Mais um jovem talento em busca de seu sonho Por Camila Frésca (21/7/2014)
Obrigado, Lorin Maazel Por Irineu Franco Perpetuo (14/7/2014)
Villa-Lobos, Glauco Velásquez e Alberto Nepomuceno na pauta da música brasileira Por Camila Frésca (3/7/2014)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2014 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1
 

 
São Paulo:

8/10/2014 - Orquestra de Câmara da Basileia

Rio de Janeiro:
5/10/2014 - Ópera Orfeo e Eurídice, de Gluck

Outras Cidades:
9/10/2014 - Vitória, ES - Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046