Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2016.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 




 
 
 
Crepúsculo e Bob Wilson: Municipal ambicioso em 2012 (5/3/2012)
Por Irineu Franco Perpetuo

Dizem que, de boas intenções, o inferno está cheio. Então eu não sei o quão a sério podemos levar a temporada 2012 do Teatro Municipal de São Paulo, extra-oficialmente divulgada na edição de março da Revista CONCERTO. De qualquer forma, se a lista corresponder à realidade, temos tudo para desfrutar de uma programação de ópera variada e estimulante.

 

Claro que existem todos os motivos do mundo para ficarmos ressabiados. Primeiro porque, conforme altas fontes lá do próprio teatro me dizem, neste ano a verba da casa sofreu um corte de R$ 6 milhões com relação a 2011. Ou seja, eles estão com menos dinheiro para fazer mais.

 

Depois, porque, no final de maio, o Municipal deve ficar fechado por dois meses, para adaptação a essa caixa-preta que convencionamos chamar de Fundação. E, no fim, porque estamos em ano eleitoral - e quaisquer produções programadas para depois do pleito de 7 de outubro ficam sob séria ameaça.

 

Essa espada de Dâmocles pende justamente sobre alguns dos itens mais promissores da programação. Caso do programa duplo de romantismo tardio dirigido por Felipe Hirsch (13 a 22 de outubro), com dois títulos raros e estimulantes Violanta, de Korngold, e Uma Tragédia Florentina, de Zemlinsky.

 


Montagem do diretor Robert Wilson [foto: divulgação]

Ou, ainda, daquela que, para mim, seria a maior expectativa: uma co-produção com o Teatro Comunale de Bologna, com direção de ninguém menos do que Bob Wilson (23 a 30 de outubro). O público mais tradicional pode torcer o nariz para Wilson o quanto quiser, mas eu vou ficar assanhadíssimo para ver uma produção desse gênio do teatro no palco do Municipal.

 

O final do ano traz ainda Antonio Araújo, do Teatro da Vertigem, especializado em encenações arrojadas em espaços públicos, fazendo Orfeu e Eurídice, de Gluck, na ainda não inaugurada Praça das Artes (27 de outubro a 3 de novembro). E Jamil Maluf, espremido com apenas três récitas, em dezembro (8 a 10), para um título que ele deve, como de hábito, tirar de letra: O Rouxinol, de Stravinsky.

 

Entre as coisas que parecem relativamente a salvo das tempestades, destaque, em agosto, para Götterdämmerung (O Crepúsculo dos Deuses) de Wagner - mais um passo da dupla Luiz Fernando Malheiro e André Heller-Lopes na direção de uma inédita e muito bem-vinda tetralogia paulistana do Anel.

 

Tudo isso, é claro, toureando a já proverbial desorganização dos gestores municipais de Cultura de São Paulo. Desorganização essa que, por exemplo, deixava todos os intérpretes da anunciada La Traviata, deste mês, com os cabelos em pé, pois seus contratos ainda não haviam saído em fevereiro (mês passado), nem, consequentemente, suas passagens para o Brasil emitidas e enviadas; ou que fez os membros de um elenco prestes a ensaiar Così fan Tutte serem informados à última hora que a ópera mozartiana que eles teriam de interpretar seria outra, Idomeneo (14 a 17 de abril). No final do ano, como de costume, faremos o placar, mas a torcida é para que, pelo menos dessa vez, a arte consiga vencer a burocracia.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

O brilho da Osesp nas mãos de Nathalie Stutzmann Por Camila Frésca (26/9/2016)
Festival de Ópera do Theatro da Paz encena “Turandot”, de Puccini Por Nelson Rubens Kunze (26/9/2016)
“Medeia” é ótima realização da Bienal de Ópera Atual Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2016)
John Neschling, o processo Por Nelson Rubens Kunze (16/9/2016)
Festival Vermelhos: música na natureza Por Nelson Rubens Kunze (13/9/2016)
Dois belos programas em São Paulo Por Jorge Coli (13/9/2016)
Fabio Zanon convence no violão e na batuta Por Irineu Franco Perpetuo (5/9/2016)
E vamos ao... musical! Por Nelson Rubens Kunze (3/9/2016)
Porto Alegre tem “Don Pasquale” em montagem divertida e eficaz Por Everton Cardoso (2/9/2016)
Quando uma ópera não é só uma ópera Por João Luiz Sampaio (31/8/2016)
Que “Brasil” mostramos ao mundo nos Jogos? Por João Marcos Coelho (25/8/2016)
O grande “Anão” Por Jorge Coli (24/8/2016)
Orquestra Jovem e Cristian Budu em noite brilhante Por Camila Frésca (23/8/2016)
Ópera “O anão” não acompanha nível do Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2016)
Osesp faz magnífico concerto com Stenz e Álvares Por Jorge Coli (22/8/2016)
Jonas Kaufmann: parabéns, Mozarteum Brasileiro! Por Irineu Franco Perpetuo (11/8/2016)
Trilogia Amazônica é grande acerto da programação do Theatro Municipal carioca Por Nelson Rubens Kunze (5/8/2016)
Cristian Budu: retrato de um pianista quando jovem Por Irineu Franco Perpetuo (1/8/2016)
Montagem da La Fura dels Baus é problemática Por Nelson Rubens Kunze (1/8/2016)
Amizades musicais, de ontem e de hoje Por João Marcos Coelho (26/7/2016)
Artista e humanista: o centenário de Yehudi Menuhin (1916-1999) Por Camila Frésca (25/7/2016)
“Lady Macbeth” de Shostakovich, obra-prima absoluta Por Jorge Coli (18/7/2016)
Qual cultura desejamos? Por Marino Galvão Jr. (13/7/2016)
“Orfeu e Eurídice” tem boa montagem no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (11/7/2016)
Endowment (ou como proteger o futuro das demandas do presente) Por Nelson Rubens Kunze (6/7/2016)
Antonio Vaz Lemes revela tesouros em “Sonata brasileira” Por Camila Frésca (4/7/2016)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Setembro 2016 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1
 

 
São Paulo:

30/9/2016 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Rio de Janeiro:
29/9/2016 - Ópera Mozart & Salieri e Balé Sheherazade, de Rimsky-Korsakov

Outras Cidades:
29/9/2016 - Manaus, AM - Amazonas Filarmônica e Grupo Vocal do Coral do Amazonas
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2016 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046