Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Neschling abre temporada 2013 do Teatro Municipal de São Paulo (25/2/2013)
Por Nelson Rubens Kunze

Com a presença do governador Geraldo Alckmin, do prefeito Fernando Haddad, dos secretários de cultura, de autoridades, artistas e personalidades da cultura paulistana, o maestro John Neschling abriu no sábado, dia 23 de fevereiro, a temporada 2013 do Teatro Municipal de São Paulo. O concerto, que reuniu a Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Lírico e o Coral Paulistano, foi também o primeiro de Neschling como novo diretor artístico da casa.

Apesar do momento solene, do clima de festa e da grande animação em torno dos ilustres convidados, a música não ficou em segundo plano, com orquestra, coros e maestro apresentando um bom concerto. O repertório contemplou três efemérides, os bicentenários de Wagner e Verdi e os 20 anos de morte de Camargo Guarnieri. O programa começou com o Prelúdio e Morte de Amor da ópera Tristão e Isolda, de Wagner. Neschling exigiu dos músicos que, pelo andamento contido, nem sempre conseguiram manter a tensão harmônica da partitura. Após um primeiro intervalo, veio a Sinfonia nº 2 de Guarnieri, obra virtuosística e de grande energia, que conhecemos da ótima gravação da Osesp com o próprio Neschling. A Sinfônica Municipal demonstrou competência, com algumas bonitas intervenções solísticas, ainda que no geral tenha faltado maior articulação para um discurso mais orgânico.

Após novo intervalo, a Sinfônica e os Corais Lírico e Paulistano apresentaram as Quatro Peças Sacras de Giuseppe Verdi, o ápice musical da noite. Criação de maturidade do “ateu” Verdi (como contou Neschling, Verdi talvez não tenha acreditado em Deus, mas essas Peças Sacras mostram que Deus acreditou em Verdi), a obra inicia com uma Ave Maria, um coro misto a cappella, que foi interpretado com propriedade pelo Coral Paulistano. Seguiu-se o Stabat Mater (Coral Lírico e orquestra), em uma bonita execução com boa integração de vozes e instrumentos. O Laudi alla Vergine Maria está escrito para coro feminino e sua sofisticada trama musical foi apresentada, também com muita musicalidade, pelas vozes femininas dos dois coros. Por fim, o Te Deum juntou os dois coros e a OSM em um encerramento quase apoteótico, de grande impacto. A emocionante interpretação das Quatro Peças Sacras de Verdi de certa forma corroborou a natural vocação do Municipal pelo repertório lírico.

O concerto como um todo mostra que, do ponto de vista da performance musical, ainda há desafios a serem vencidos. Uma agenda de apresentações regulares, sinfônicas e líricas, com a exigência qualitativa que o maestro John Neschling impõe, certamente é o caminho.

O concerto de abertura da temporada 2013 do Theatro Municipal de São Paulo teve uma ótima acolhida, ao menos foi isso que se viu e ouviu nos corredores e bastidores do teatro. Torçamos para que o prestígio e a autoridade que Neschling detém no momento possam também garantir o apoio necessário para a transformação institucional da casa, sério entrave para o funcionamento de um grande teatro lírico moderno.





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

25/10/2017 - Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Rio de Janeiro:
30/10/2017 - Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse

Outras Cidades:
31/10/2017 - Manaus, AM - Orquestra de Câmara do Amazonas e Sound Lab Trio
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046