Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Sábado, 23 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
O exemplo de Eduardo Monteiro (30/9/2008)
Por Irineu Franco Perpetuo

Tocar e gravar o repertório brasileiro de concerto é bom, mas, evidentemente, não basta para a sua divulgação. Essa história de que toda iniciativa é válida tem que ser vista com muito cuidado – eu me lembro de discos ouvidos na juventude que, de tão precários, só faziam me afastar deste repertório.

O problema é que muitas vezes nossa música erudita acabou ficando na mão de músicos que não tinham condições técnicas de executá-la, e se encaminharam para esse lado simplesmente porque nele encontravam menos competição do que nos grandes standards do repertório. Ou, então, de intérpretes até bem dotados tecnicamente, mas que a executavam sem convicção ou estudo – só para "cumprir tabela", fazer uma média ou amealhar patrocínio. À exceção de Villa-Lobos, a oferta de discos de compositores brasileiros era até representativa em termos quantitativos, mas minguada no aspecto qualitativo.

Felizmente, o quadro vem mudando – e em diversos campos do repertório. A Osesp, aqui como em outras áreas, dá o exemplo mais evidente, com discos antológicos de autores como Guarnieri, Mignone e Santoro. No repertório colonial, Luís Otávio Santos, em Juiz de Fora, vem aplicando com êxito as pesquisas interpretativas da escola de música antiga historicamente informada aos nossos compositores. E, no piano, há Eduardo Monteiro.
Monteiro tem capacidade técnica para decifrar o que haja de mais complicado nas partituras para seu instrumento. Beethoven, Debussy, Liszt: o pianista confere aos mestres sagrados do repertório leituras iluminadoras e interessantes, que sempre faz de seus concertos e recitais ocasiões de grande interesse.

O mais legal é que, quando aborda o repertório nacional, Monteiro o faz com o mesmo nível de entrega, perfeccionismo e respeito com que interpreta os compositores estrangeiros. Caso do excepcional CD Piano Music of Brazil, que traz sete distintos autores brasileiros, coroado por uma leitura incandescente das Cartas Celestes nº 1, de Almeida Prado (que ele tem tocado de cor em seus recitais, com um virtuosismo assombroso).

É o caso também da recente (28 de setembro) performance do Quinteto op. 18, de Henrique Oswald. Monteiro levou à Sala São Paulo uma interpretação idiomática e apaixonada da música de Oswald, mostrando que há muito a ser ouvido e descoberto nesse compositor tão injustamente negligenciado. Resta esperar que a brilhante geração de alunos cujo talento ele tem moldado não se limite a escutar apenas seus conselhos técnicos, mas que também o tome como exemplo na hora de valorizar esse nicho tão rico e ainda inexplorado da música de concerto do Brasil.

[Serviço: Clique aqui e conheça os CDs de Eduardo Monteiro disponíveis na Loja CLÁSSICOS.]

 





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Auf Wiedersehen, Sir Rattle Por Leonardo Martinelli (22/6/2018)
Com Richard Strauss, ópera segue bem em 2018 no Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (19/6/2018)
Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

26/6/2018 - Geneva Camerata e Pieter Wispelwey - violoncelo

Rio de Janeiro:
23/6/2018 - Ópera A flauta mágica, de Mozart

Outras Cidades:
24/6/2018 - São José dos Campos, SP - Festival Ethno Brazil
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046