Banner 180x60
Bom dia.
Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Theatro Municipal do Rio de Janeiro abre segundo semestre com boas perspectivas (10/8/2015)
Por Nelson Rubens Kunze

Estive no Rio de Janeiro no fim de semana e assisti, na sexta-feira, dia 7, ao concerto de abertura do segundo semestre do Theatro Municipal, primeiro evento da nova gestão de João Guilherme Ripper e André Cardoso. Quem acompanha a Revista CONCERTO sabe de meu entusiasmo em relação aos novos rumos do teatro. Após anos de imobilismo, parece que finalmente o governo do Estado resolveu fazer o teatro funcionar. E funcionar significa, em poucas palavras, retornar à comunidade, em forma de concertos, óperas e balés, os recursos públicos investidos (talvez os recursos ainda estejam muito aquém do que o Municipal carioca mereça, mas eles mantêm orquestra, coro, balé e uma ampla equipe de produção e administrativa...).


Palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que estreou sua temporada do 2º semestre [foto: divulgação]

Assim, em tempo recorde, Ripper e sua equipe colocaram de pé uma programação de concertos sinfônicos, quatro óperas e dois balés e – nada desprezível em razão da logística que demanda – um plano de assinaturas. Fiquei puxando pela memória para tentar lembrar quando foi a última temporada de assinaturas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sem sucesso. Na noite do espetáculo, soube que foi em 2001, ou seja, há 14 anos! Uma temporada de assinaturas é o primeiro passo para um real compromisso de um teatro público para com a comunidade na qual está inserido. Que bom que este desprezo olímpico – aqui todo mundo fala em Olimpíadas! – esteja agora sendo superado.

A apresentação contou com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob regência do maestro titular Silvio Viegas. Na primeira parte, a abertura de Rosamunde, de Schubert, e Sinfonia nº 35, Haffner, de Mozart; na segunda, com a participação do Coro do Theatro e dos solistas vocais Flavia Fernandes, Lara Cavalcanti, Geilson Santos e Maurício Luz, o Te Deum de Anton Bruckner. Se a performance refletiu a crise sistêmica que a casa atravessou nos últimos anos – a orquestra ficou devendo nas partituras transparentes e delicadas de Schubert e Mozart –, ela também demonstrou os recursos e o potencial dos corpos estáveis do teatro, como ficou claro no grandioso Te Deum de Bruckner.

Antes de atacar a temporada lírica, em setembro, o teatro ainda terá dois outros compromissos corais-sinfônicos neste mês: no dia 14, o maestro Tobias Volkmann rege obras de Dukas (O aprendiz de feiticeiro), Ravel (Pavana para uma infanta morta) e Debussy (A tarde de um fauno e Nocturnes, para orquestra e coro feminino); e no dia 28, quando o coro e a orquestra apresentarão a Petite messe solennelle, de Rossini, sob direção de Jésus Figueiredo.

Depois, em 25 de setembro, o Theatro Municipal fará a estreia de Don Pasquale, de Donizetti, produção original de Buenos Aires Lirica, com direção musical de Silvio Viegas e direção cênica de André Heller-Lopes. Oxalá a temporada seja um balão de ensaios para um novo Theatro Municipal do Rio de Janeiro, moderno e com responsabilidade social, gerador e difusor de cultura, que esteja à altura da história do mais tradicional palco lírico do país.


[Veja também]
Theatro Municipal do Rio de Janeiro vende assinaturas para segundo semestre de 2015
Programação completa do 2º semestre de 2015 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

29/10/2017 - Renato Figueiredo - piano

Rio de Janeiro:
29/10/2017 - Ópera Liquid Voices: A história de Mathilda Segalescu, de Jocy de Oliveira

Outras Cidades:
19/10/2017 - Belo Horizonte, MG - Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046