Prezada leitora, prezado leitor,

por Nelson Rubens Kunze 01/05/2023

Você tem em mãos a edição de maio de 2023 da Revista CONCERTO, o guia da música clássica no Brasil. Aqui você se informa sobre tudo o que se passa na área dos clássicos – da agenda de concertos ao lançamento de novas gravações.

A matéria da capa desta edição apresenta Hector Berlioz, compositor francês do século XIX. A jornalista Camila Fresca conta sobre o compositor, grande nome do romantismo musical, que terá importantes obras executadas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (trechos da Sinfonia fantástica e outras em interpretação conjunta da orquestra da casa com a OSB, dirigida pelo maestro Felipe Prazeres) e na Sala São Paulo (A danação de Fausto em forma de concerto, pela Osesp, sob direção de Thierry Fischer). 

O cravista iraniano-americano Mahan Esfahani é uma das atrações da Osesp neste mês. Reconhecido internacionalmente como instrumentista de excelência, Esfahani conversou com o jornalista Irineu Franco Perpetuo e falou de suas originais ideias em relação à interpretação, bem como sobre o repertório para seu instrumento.

A Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte festeja 60 anos de atividades em 2023. Para falar da importância da instituição, a jornalista Luciana Medeiros conversou com a pianista, professora e gestora Berenice Menegale – grande personalidade da música mineira –, que aos 89 anos segue firme na direção da instituição, da qual foi uma das fundadoras.

A ópera O guarani, de Carlos Gomes, ganha nova encenação no Theatro Municipal de São Paulo, dirigida por Roberto Minczuk e Cibele Forjaz, com concepção geral do líder indígena, ambientalista e filósofo Ailton Krenak. Em texto para a seção Palco, o editor executivo João Luiz Sampaio relata sobre a nova produção, que, como escreve, “pretende olhar para a cultura indígena e para o que a peça diz sobre a construção do país”.

Para a seção Fermata, Irineu Franco Perpetuo conversou com a compositora e professora paulista Denise Garcia, que conta dos sucessos (e das dificuldades) de sua trajetória artística – Denise terá sua Abertura vivaldiana interpretada neste mês pela Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. Por sua vez, a Missa de réquiem, de Giuseppe Verdi, que será apresentada neste mês no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, é tema da seção Repertório.

Leia ainda nesta edição os textos dos colunistas João Marcos Coelho (sobre o compositor Friedrich Cerha), Jorge Coli (que reflete sobre a transcendência da música) e Júlio Medaglia (que homenageia Rio Novello).

Consulte o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO e participe da temporada musical de sua cidade!

Nelson Rubens Kunze
diretor-editor