Prezada leitora, prezado leitor,

por Nelson Rubens Kunze 01/09/2023

Com esta edição, de setembro de 2023, a Revista CONCERTO completa 28 anos de circulação ininterrupta. Nesse período, a publicação enfrentou algumas adversidades – basta lembrar a pandemia que há poucos anos impactou o planeta. Mas, graças à parceria do meio musical, à confiança de nossos anunciantes, ao comprometimento de nossa equipe editorial – orgulho-me de contar com alguns dos melhores jornalistas do país – e especialmente a você, nosso fiel leitor, podemos hoje comemorar esse marco. Agradeço a todos e reforço nosso compromisso de seguir empe­nhados em aprimorar sempre nosso trabalho para contribuir com a difusão e o desenvolvimento da cultura clássica no Brasil.

E ninguém melhor que a excepcional personalidade de Jordi Savall – por sua imensa arte e seu humanismo – para retratar simbolicamente a capa de nossa edição de aniversário. O editor executivo João Luiz Sampaio conversou com Savall e escreveu sobre sua singular trajetória artística. O músico e seu grupo Le Concert des Nations se apresentam neste mês em São Paulo, dentro da série da Cultura Artística.

O maestro Gil Jardim, diretor e regente da Sinfônica de USP e da Ocam, também é um artista que compreende a música em um contexto mais geral. Jardim conversou com a jornalista Camila Fresca para falar de suas ideias, da relação entre as duas orquestras que dirige e da Semana Camargo Guarnieri, que foi por ele idealizada e acontece neste mês na cidade universitária.

A seção Fermata desta edição, de autoria da jornalista Amanda Queirós, apresenta a violoncelista Hayoung Choi, vencedora do Concurso Internacional Rainha Elisabeth da Bélgica, que inicia em setembro uma turnê pelo Brasil. A compositora Clarice Assad e sua ópera Isolda/Tristão, que estreia neste mês no Theatro Municipal de São Paulo, são tema da seção Palco, redigida por Irineu Franco Perpetuo.

Ainda neste número, a jornalista Luciana Medeiros escreve sobre a sétima edição do Festival Ópera na Tela, que exibirá marcantes montagens líricas no Parque Lage, Rio de Janeiro. Para a seção Repertório, Irineu Franco Perpetuo conversou com o compositor e maestro Guilherme Bernstein e escreveu sobre o sucesso da ópera O caixeiro da taverna, que neste mês ganha nova montagem no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Publicamos também nesta edição os textos de nossos colunistas João Marcos Coelho (sobre o maestro e compositor Stanislaw Skrowaczewski), Jorge Coli (lembrando os 80 anos de Almeida Prado) e Júlio Medaglia (sobre o embaixador e pianista José Maurício Bustani).

Leia a Revista CONCERTO, consulte a rica e ilustrada agenda de eventos e participe da temporada musical de sua cidade!

Nelson Rubens Kunze
diretor-editor