Tenor mexicano Ramón Vargas canta em Salvador e no Rio

por Redação CONCERTO 19/08/2011

O renomado tenor mexicano Ramón Vargas faz duas apresentações no Brasil em agosto. No dia 20 ele se apresenta com a Orquestra Sinfônica da Bahia no Teatro Castro Alves. Conduzida por seu diretor artístico e regente titular, Carlos Prazeres, a orquestra terá no programa árias e passagens de óperas de Mozart, Donizetti e Verdi.

 

Dia 23, Ramón Vargas se apresenta acompanhado da pianista russa Mzia Bakhtouridze no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, pela série internacional da Sala Cecília Meirelles. Na primeira parte do programa eles interpretam obras de Liszt, Tchaikovsky e Rachmaninov e, após o intervalo, peças de compositores latinos como Xavier Montsalvatge, Salvador Moreno, Villa-Lobos e Turina.

Conhecido mundialmente como uma das melhores vozes operísticas da atualidade, Vargas tem se apresentado nas maiores casas de ópera do mundo, como o Covent Garden, La Scala e Metropolitan Opera. Foi ganhador das premiações italianas Laura-Volpi Award e Gino Tani Award for the Arts. Considerado artista do ano em 2000 pela revista Opera Now, Ramón Vargas tem em seu repertório mais de cinquenta papéis principais em óperas consagradas.

A russa Mzia Bakhtouridze atuou no Teatro Bolshoi ao lado de regentes como Evgeni Svetlanov, Ghennadi Rozhdestvenski e Yuri Temirkhanov. Em 1990, mudou-se para a Italia, onde se dedicou principalmente ao repertório de lieder.