Amazonas Filarmônica lança temporada sinfônica do segundo semestre

por Redação CONCERTO 19/06/2022

A Amazonas Filarmônica fará 15 programas em sua temporada 2022, em que celebra seus 25 anos de fundação. O grupo é residente do Festival Amazonas de Ópera, mas realiza também intensa programação sinfônica durante o segundo semestre no Teatro Amazonas.

A abertura será no dia 4 de agosto, quando Luiz Fernando Malheiro rege a Sinfonia nº 1 de Mahler. No dia 12, Andrew J. Putnam comanda programa de música americana do século XX, em concerto que é resultado de uma parceria da Universidade do Kentucky com a Universidade Federal do Amazonas.

Ainda em agosto, no dia 18, Marcelo de Jesus rege o concerto Acordes Visuais, em homenagem aos 40 anos do artista Rui Machado. E, no dia 25, a suíte Scheherazade, de Rimsky-Korsakov é o destaque de programa russo com o maestro Otávio Simões.

Setembro começa com o concerto Norte, no dia 5, com regência de Malheiro. Ele comanda também a apresentação do dia 7, em comemoração aos 200 anos da Independência. No dia 22, Marcelo de Jesus rege o Concerto nº 2 de Bartók, com solos de Lucas Thomazinho, e o Mandarim maravilhoso. E, no dia 29, Linus Lerner atua como maestro convidado, em programa com a Sinfonia nº 5 de Shostakovich. 

Em outubro, três compromissos. O primeiro é no dia 13, com Mozart e Dvorák e regência do maestro Hilo Carriel; no dia 20, programa dedicado à música de Debussy, com Marcelo de Jesus; e, no dia 27, o Concerto para violino e a Sinfonia nº 6 de Tchaikovsky, com o violinista Ariel Sanches e Malheiro.

Mendelssohn, Saint-Saëns e Elgar abrem o mês de novembro, no dia 3, com destaque para o Concerto para violoncelo nº 1 do compositor francês, que terá solos de Anna Samokish (regência de Otávio Simões). No dia 10, Jonathan Fournel, vencedor do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica em 2021, sola no Concerto para piano nº 1 de Brahms, sob regência de Marcelo de Jesus. E, no dia 14, um programa com aberturas e coros de ópera, do qual participa o Coral do Amazonas e o baixo Emanuel Conde (regência de Malheiro).

O encerramento da programação será nos dias 24, 25, 28, 29 e 30 de novembro, com o balé O quebra-nozes, de Tchaikovsly, com coreografia de Mário Nascimento e direção musical e regência de Mallheiro. Participam o Corpo de Dança do Amazonas e as mulheres do Coral do Amazonas.

Leia também
Memória
 Gilberto Tinetti: seriedade, finesse, cultura e gentileza, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Prepare-se: nove destaques da programação da semana
Notícias Nikolay Lugansky volta ao Brasil para tocar concertos de Chopin
 

Teatro Amazonas (Revista CONCERTO)
Teatro Amazonas (Revista CONCERTO)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.