Antonio Meneses estreia concerto de Marlos Nobre

por Redação CONCERTO 30/07/2019

O maestro Giancarlo Guerrero vai comandar a Osesp nas duas primeiras semanas de concertos em agosto. O costa-riquenho, diretor da Sinfônica de Nashville, mantém uma relação estreita com o grupo, que rege frequentemente, além de atuar em outros eventos da Fundação Osesp, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Esta semana, nos dias 1º, 2 e 3, o destaque do programa é a estreia mundial do Concerto para violoncelo de Marlos Nobre, fruto de uma parceria com outros grupos brasileiros (as filarmônicas de Goiás e Minas Gerais e a Petrobrás Sinfônica) e com a Fundação Gulbenkian de Portugal. A obra celebra os 80 anos do compositor e será interpretada pelo violoncelista Antonio Meneses. 

“Minha relação com nosso grande violoncelista Antonio Meneses vem de longa data. Foi ele quem encomendou minha Cantoria para violoncelo, baseada em uma suíte de Bach. Ele tem sido um de meus grandes intérpretes. Assim, houve a confluência da participação dele como grande violoncelista, me impelindo à criação de um grande Concerto para violoncelo’, conta Marlos Nobre em entrevista à Revista CONCERTO publicada na edição de agosto. “Não houve entre nós, como é de praxe, nenhuma consulta nem sugestão de como seria a obra. Somente o fato de ele ser o intérprete era o bastante para agir como impulso fundamental à criação da obra. Escrevi, portanto, pensando nele, na técnica e na musicalidade dele, confiando inteiramente na extraordinária virtuosidade do grande músico que ele é. Terminada a obra, enviei para ele, e trocamos algumas mensagens, uns poucos detalhes, e foi assim do começo ao fim.

O programa tem ainda a Abertura Rosamunde, de Schubert, e a Sinfonia nº 12, de Shostakovich. As duas obras serão apresentadas também no dia 4, na série Concertos Matinais. Também no dia 4, Meneses faz recital solo com a Suíte nº 3, de Bach, a Suíte Macambira, de Clóvis Pereira, e a Suíte para violoncelo solo de Gaspar Cassadò.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Revista CONCERTO
Aposta no inesperado: uma conversa com Marlos Nobre, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Prepare-se: os destaques da semana
Notícias Clarinetista Thiago Sandoval vence Prêmio Eleazar de Carvalho

Marlos Nobre [Revista CONCERTO / Vânia Laranjeira]
Marlos Nobre [Revista CONCERTO / Vânia Laranjeira]

 

Curtir