CD da Filarmônica de Minas Gerais é indicado ao Grammy Latino 2020

por Redação CONCERTO 29/09/2020

O disco da Filarmônica de Minas Gerais dedicado à obra para piano e orquestra do compositor brasileiro Almeida Prado foi indicado ao Grammy Latino 2020 na categoria melhor álbum clássico do ano. 

O CD foi lançado em maio, com regência do maestro Fabio Mechetti e participação da pianista brasileira Sonia Rubinsky. No repertório, três obras do compositor brasileiro: Aurora, Concerto nº 1 para piano e Concerto Fribourgeois

O disco, gravado em 2019 na Sala Minas Gerais, integra o projeto Brasil em Concerto, produzido em parceria com o Itamaraty e o selo internacional Naxos, que visa a divulgação da música brasileira no exterior. No Brasil, ele é distribuído pela Clássicos Editorial. 

“Amiga e profunda conhecedora da obra de Almeida Prado, Sonia Rubinsky soa como a intérprete ideal das partituras, trazendo aqui o pianismo vigoroso e a entrega interpretativa que fizeram o êxito de seu registro integral das obras de Villa-Lobos, também para a Naxos. Em Fabio Mechetti – outro conhecedor de longa data da pessoa e da produção do compositor –, ela encontra um parceiro carinhoso e perceptivo, que utiliza a sonoridade sempre refinada da Filarmônica de Minas Gerais para evocar o universo peculiar e distinto de cada uma das obras. Já faz dez anos que perdemos Almeida Prado, que, como costuma ser a regra dentre os grandes compositores brasileiros, é mais falado do que tocado. Depois desse disco, e quando a pandemia passar, é de se esperar que suas partituras passem a habitar com maior frequência as estantes de nossos músicos”, escreveu no Site CONCERTO o jornalista Irineu Franco Perpetuo a respeito do álbum.

O CD concorre no Grammy ao lado de outros quatro trabalhos: Eternal Gratitude, de Paulina Leisring, King Mangoberry, da Michigan State University Wind Symphony, La Voz del Ave, de Eddie Mora, e Juliette Letters, do Quarteto Latinoamericano.

Os vencedores do Grammy serão revelados no dia 19 de novembro.

O CD Almeida Prado está disponível na Loja CLÁSSICOS; clique aqui.

Leia mais
Notícias
Leia mais sobre o CD e as críticas recebidas
Crítica Chegou a hora de Almeida Prado, por Irineu Franco Perpetuo
Revista CONCERTO Constelação Almeida Prado

Filarmônica de Minas Gerais e Sonia Rubinsky

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.