Cursos CLÁSSICOS anunciam programação de agosto

por Redação CONCERTO 29/07/2020

Os Cursos CLÁSSICOS da Revista CONCERTO acabam de lançar sua programação on-line para o mês de agosto. Serão oito cursos. Cada um deles terá quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em 4 dias seguidos; os cursos são oferecidos em dois horários, às 11h e às 19h. As aulas serão transmitidas ao vivo pela internet (cada aluno receberá um link para ter acesso).

A programação começa na manhã do dia 4, com o curso Música e humor, no qual João Marcos Coelho vai mostrar como, de Cimarosa a Haydn, de Mozart e Beethoven, muitos compositores injetaram uma comicidade às vezes refinada, outras escrachada, em suas criações musicais. 

Também a partir do dia 4, o barítono Homero Velho, um dos principais cantores líricos brasileiros da atualidade, vai oferecer o curso Ópera viva: personagens, história e interpretação. Nele, vai abordar alguns de seus principais personagens no palco, incluindo a estreia de duas óperas brasileiras, Olga, de Jorge Antunes, e Piedade, de João Guilherme Ripper, analisando as obras à luz de sua história e do processo de criação de uma interpretação. 

Cursos CLÁSSICOS

Na segunda semana, o jornalista e tradutor Irineu Franco Perpetuo aborda a vida e a obra de Mozart em Amadeus, o curso. E o compositor e professor Leonardo Martinelli começa uma viagem aprofundada pelo universo da história da música. Depois de oferecer, em meses anteriores, um curso de introdução, ele agora vai abordar os diferentes períodos da criação musical em cursos específicos e independentes. O primeiro deles vai tratar da música na Idade Média e no Renascimento; e o segundo, a partir do dia 25, da criação musical durante o barroco.

A ópera volta à programação a partir do dia 18, com o curso Como ouvir ópera criativamente, de João Luiz Sampaio. O objetivo é entender na prática, a partir de gravações de grandes obras do repertório, os diferentes elementos que constituem uma ópera, propondo uma escuta participativa do gênero. 

A pianista Helen Gallo retorna aos Cursos CLÁSSICOS também na terceira semana, com Pandemias e pandêmicos. Peste negra, varíola, tuberculose, gripe espanhola: o curso vai mostrar qual foi o impacto dessas pandemias na história da música.

Na última semana do mês, além do curso sobre a música barroca, por Leonardo Martinelli, a jornalista e pesquisadora Camila Fresca oferece Villa-Lobos em quatro tempos, um mergulho na trajetória e na vida do compositor brasileiro.

Tendo em vista a quarentena, a programação dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 120,00 por curso (o que equivale a um desconto de 50% sobre o preço de R$ 240,00 dos Cursos CLÁSSICOS presenciais).

Clique aqui para escolher o seu curso.

Veja abaixo mais detalhes sobre a programação:

Cursos CLÁSSICOS on-line – Programação especial de quarentena

MÚSICA E HUMOR
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
De Cimarosa a Haydn, de Mozart a Beethoven e de Erik Satie a Paul Hindemith, já no século XX, muitos compositores injetaram uma comicidade às vezes refinada, outras escrachada, em suas criações musicais. Uma viagem pelo humor musical.
Dias 4, 5, 6 e 7 de agosto, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]

ÓPERA VIVA: PERSONAGENS, HISTÓRIA E INTERPRETAÇÃO
Por Homero Velho, barítono, professor assistente da UFRJ
Um dos principais cantores brasileiros da atualidade aborda a história e a construção da interpretação de quatro óperas: A raposinha astuta, de Janácek; Sonho de uma noite de verão, de Britten; Olga, de Jorge Antunes; e Piedade, de João Guilherme Ripper.
Dias 4, 5, 6 e 7 de agosto, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]

AMADEUS, O CURSO
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista, crítico musical e tradutor
Uma panorâmica da vida e obra de Wolfgang Amadeus Mozart, abordando a vida do compositor e suas obras-primas, como os concertos para piano e orquestra, as óperas, o Réquiem e suas últimas sinfonias.
Dias 11, 12, 13 e 14 de agosto, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]

A HISTÓRIA DA MÚSICA NA IDADE MÉDIA E NO RENASCIMENTO
Por Leonardo Martinelli, compositor e professor
Após a Introdução à História da Música, o professor inicia uma série dedicada a um olhar mais detalhados sobre os períodos da história da música, começando pela criação musical durante a Idade Média e o Renascimento
Dias 11, 12, 13 e 14 de agosto, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]

COMO OUVIR ÓPERA CRIATIVAMENTE
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical
Como se dá a relação entre texto e música? Em que sentido a música ajuda a narrar uma história? Como uma partitura se transforma em teatro? A partir da audição de grandes óperas do repertório, o curso propõe caminhos para uma escuta participativa do gênero.
Dias 18, 19, 20 e 21 de agosto, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]

PANDEMIAS E PANDÊMICOS
Por Helen Gallo, pianista, doutora em música
Peste negra, varíola, tuberculose, gripe espanhol: qual o impacto dessas pandemias na história da música? O curso vai abordar esses períodos e o reflexo desses acontecimentos nas composições e estilos de cada época. 
Dias 18, 19, 20 e 21 de agosto, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]

VILLA-LOBOS EM QUATRO TEMPOS
Por Camila Fresca, jornalista, pesquisadora, doutora em música
O curso vai recuperar a trajetória do compositor brasileiro, desde os seus anos de formação, no início do século XX, até a consagração nos anos 1950, contando a história de sua vida e revelando suas principais obras.
Dias 25, 26, 27 e 28 de agosto, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]

A HISTÓRIA DA MÚSICA NO BARROCO
Por Leonardo Martinelli, compositor e professor
O curso vai tratar das múltiplas facetas da criação artística durante o período Barroco, abordando o espírito da época, os seus principais compositores e as obras mais marcantes de um momento fascinante.
Dias 25, 26, 27 e 28 de agosto, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.