Cursos CLÁSSICOS on-line lançam programação de março

por Redação CONCERTO 25/02/2021

Os cursos são ministrados pela plataforma digital zoom; programação do ano passado atraiu mais de 650 pessoas

Os Cursos CLÁSSICOS on-line da Revista CONCERTO estreiam em março a sua programação de 2021. Serão oito cursos a partir do dia 9 de março, cada um com quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em quatro dias seguidos. As aulas serão transmitidas ao vivo pela plataforma zoom (cada aluno receberá um link para ter acesso).

A programação dos Cursos CLÁSSICOS on-line da Revista CONCERTO, que é realizada desde 2015, é voltada majoritariamente para a música clássica e a ópera. Os cursos destinam-se tanto a iniciantes como a iniciados e são ministrados em linguagem informal e acessível. Os professores são reconhecidos especialistas com destacada atuação no meio cultural brasileiro.

Participaram da programação do ano passado, que contou com um total de 71 cursos, mais de 650 pessoas de todos os cantos do Brasil e até do exterior. A oferta vai desde cursos de caráter introdutório até cursos temáticos e interdisciplinares. 

Cursos CLÁSSICOS 0321

Os Cursos CLÁSSICOS de março terão início com a nova edição do curso de História da música em 6 módulos ministrado pelo professor e compositor Leonardo Martinelli (com os temas Idade Média e Renascimento). Os demais professores da programação do mês são João Marcos Coelho (Música e natureza), João Luiz Sampaio (O amor segundo a ópera), André Rodrigo (Música para a Páscoa), Irineu Franco Perpetuo (Os mundos de Igor Stravinsky), Helen Gallo (O piano na América Latina) e Ligiana Costa (Como amar a ópera barroca).

“A resposta que temos dos alunos é muito boa, eles adoram. Ao longo de quatro dias, os participantes aprendem e se aprofundam sobre diversos temas ligados à música, em um formato que também possibilita um contato direto com os professores. É sem dúvida uma ótima opção para um momento de descontração e cultura”, diz Nelson Rubens Kunze, diretor da Revista CONCERTO.

Tendo em vista a quarentena, a programação de dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 120,00 por curso (o que equivale a um desconto de 50% sobre o preço de R$ 240,00 dos Cursos CLÁSSICOS presenciais).

Clique aqui para ir à página dos Cursos CLÁSSICOS.

Conheça abaixo a programação de março:

Música e Natureza
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
Dias 9, 10, 11 e 12 de março, das 11h às 12h30
O curso vai abordar a presença da natureza no universo musical e as relações sonoras que dela nascem. Entre as obras que serão analisadas estão O retrato musical da natureza, de Justin Heinrich Knecht, As estações, de Haydn, as Quatro estações portenhas, de Piazzolla, e As quatro estações americanas, de Philip Glass. 
Clique aqui para se inscrever.

História da música na Idade Média
Por Leonardo Martinelli, compositor e professor
Dias 9, 10, 11 e 12 de março, das 19h às 20h30 
Oferecido em seis módulos ao longo do semestre, o curso do professor Leonardo Martinelli sobre a história da música tem início com um olhar sobre a criação musical durante a Idade Média; veja abaixo informações sobre o segundo módulo do curso, dedicado à arte e à música no Renascimento. 
Clique aqui para se inscrever.

O amor segundo a ópera
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical
Dias 16, 17, 18 e 19 de março, das 11h às 12h30 
O amor tem sido tema preferencial do universo operístico desde os primórdios do gênero. Mas como a ópera retrata, ao longo do tempo, esse sentimento? O curso vai tratar desta questão, mostrando como, por meio dela, é possível entender não apenas a evolução do gênero como também nossa percepção sobre a sensibilidade humana.
Clique aqui para se inscrever.

Música para a Páscoa
Por André Rodrigo, maestro
Dias 16, 17, 18 e 19 de março, das 19h às 20h30 
O Tempo Pascal celebra a ressurreição de Cristo durante um período de cinquenta dias. Grandes compositores utilizaram-se das mais variadas formas musicais e textos para retratar esse período tão importante do calendário litúrgico. O curso vai abordar esse repertório tão vasto e rico, discutindo seus principais aspectos musicais e históricos.
Clique aqui para se inscrever.

Os mundos de Igor Stravinsky
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista, crítico musical e traduto
Dias 23, 24, 25 e 26 de março, das 11h às 12h30
Eclético e cosmopolita, Stravinsky percorreu o mundo com sua arte, modificando constantemente seu idioma musical. Em homenagem aos 50 anos de morte desse compositor emblemático do século XX, o curso aborda os fatos mais marcantes de sua biografia, e procura mapear os diversos aspectos de sua obra.
Clique aqui para se inscrever.

O piano na América Latina
Por Helen Gallo, pianista e professora
Dias 23, 24, 25 e 26 de março, das 19h às 20h30
O curso vai abordar cinco compositores latino-americanos que inseriram em suas obras a música de seus países: Alberto Ginastera, Radamés Gnatalli, Astor Piazzolla, Carlos Guastavino e Manuel Ponce. Conheceremos a produção pianística desses compositores, figuras fundamentais do nacionalismo musical no século XX.
Clique aqui para se inscrever.

Como amar a ópera barroca
Por Ligiana Costa, professora, tradutora e cantora
Dias 30 e 31 de março e 1º e 2 de abril, das 11h às 12h30
A partir de montagens recentes de óperas de Claudio Monteverdi, Jean-Baptiste Lully, Georg Friedrich Händel e Henry Purcell, o curso vai tratar do universo da ópera barroca. As conversas vão abordar temas como história da ópera, o trabalho de encenação contemporânea de óperas barrocas e a prática da interpretação historicamente informada.
Clique aqui para se inscrever.

História da música no Renascimento
Por Leonardo Martinelli, compositor e professor
Dias 30 e 31 de março e 1º e 2 de abril, das 19h às 20h30
Após o primeiro módulo do curso dedicado à história da música, que abordou a criação musical na Idade Média (veja acima), o professor Leonardo Martinelli segue com quatro aulas dedicadas ao período do Renascimento. 
Clique aqui para se inscrever.
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.