Filarmônica de Minas Gerais abre série de verão com serenatas

por Redação CONCERTO 26/01/2021

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais preparou para janeiro e fevereiro uma programação batizada de Serenatas de verão. Os concertos serão realizados na Sala Minas Gerais e terão transmissão ao vivo pela internet. 

A princípio, estava prevista a presença do público, mas decreto do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, determinou o fechamento do comércio e demais atividades consideradas não essenciais. 

O primeiro concerto da série acontece na quinta-feira, dia 28, com José Soares regendo a Serenata nº 11, a Pequena serenata noturna e a Serenata nº 6 de Mozart. O maestro volta ao pódio no dia 4 de fevereiro, com duas serenatas de Dvorák, a em ré menor e a para cordas em mi maior. 

No dia 11 de fevereiro, os músicos da orquestra realizam um programa de câmara com a Serenata para trio de cordas de Dohányi, a Serenata op. 25 de Beethoven e a Serenata de Schnittke. E, no dia 25, o maestro Fabio Mechetti, diretor artístico da filarmônica, volta à Sala Minas Gerais e rege um programa que põe lado a lado Strauss (Serenata op. 7), Tchaikovsky (Serenata para cordas op. 48) e Brahms (Serenata nº 2 op.16).

Segundo Mechetti, o objetivo da série é abordar obras marcadas pela descontração e pela leveza. “Na inusitada experiência de mantermos atividades durante o mês de janeiro, a filarmônica aproveitará a oportunidade para oferecer uma programação variada e mais informal. As serenatas são formas musicais mais descontraídas, abertas, leves. Nas obras de Mozart, Dvorák e Brahms, por exemplo, encontramos essa fluência e espontaneidade. Assim, a filarmônica, com as Serenatas de Verão, vem contribuir para que nosso público enfrente os desafios do momento através de uma música extrovertida, para que possa ter momentos de relaxamento e serenidade”, diz o maestro. 

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.

Leia mais
Noticias
Sala Minas Gerais volta a ser fechada para o público
Notícias Filme do Fórum Econômico de Davos reúne músicos de todo o mundo
Notícias Metropolitan Opera cria cargo dedicado a promover a diversidade
Notícias Clara Paulino assume presidência da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro

 

O maestro assistente José Soares com a Filarmônica de Minas Gerais [Rafael Motta/Divulgação]
O maestro assistente José Soares com a Filarmônica de Minas Gerais [Rafael Motta/Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.