Heller-Lopes anuncia programação e confirma Ira Levin

por Redação CONCERTO 22/08/2019

Ira Levin será o novo regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A notícia, que já corria nos bastidores da cena lírica nacional, foi confirmada pelo diretor artístico André Heller-Lopes em entrevista à Revista CONCERTO. Conforme Heller-Lopes, o nome de Ira Levin foi aprovado pelo secretário Ruan Lira e pelo presidente da Fundação TMRJ, Aldo Mussi. “Estamos na fase de trâmites burocráticos para a nomeação, como é normal”, afirmou.

Ira Levin trabalhou no Brasil nos anos 2000, inicialmente no Theatro Municipal de São Paulo e depois no Teatro Nacional de Brasília. Ele é reconhecido como um grande especialista do repertório lírico e é convidado frequente de orquestras e teatros de ópera do mundo inteiro – Ira também foi principal regente convidado do Teatro Colón de Buenos Aires. 

No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ira Levin sucederá o maestro Luiz Fernando Malheiro, que pediu demissão em maio após 4 meses no cargo.

Na entrevista, Heller-Lopes também falou da programação do Municipal carioca, afirmando que a casa sempre esteve voltada para a “multiculturalidade”. Sobre a temporada, Heller-Lopes afirmou que o teatro terá ainda as óperas Orphee, de Philip Glass, e Eugene Oneguin, de Tchaikovsky (esta a confirmar), bem como os balés Coppélia e O lago dos cisnes. O teatro também segue com as atrações da série Grandes Vozes, Michael Fabiano neste domingo, as sopranos Lisette Oropeso (em outubro) e Hibla Gerzmava (em novembro). Confira a programação no fim desta notícia.

Para o diretor André Heller-Lopes, é preciso “dar um basta nessa história gasta de ‘decadência do Theatro Municipal do Rio de Janeiro’. Vejo muita gente sair com vaticínios apocalípticos sobre o TMRJ – e vários outros teatros, aliás – sem quase nunca oferecer uma solução. E poucas vezes comparecem ao teatro para ver os espetáculos. Estamos em equipe procurando virar o jogo. Vai funcionar? Não sei. Mas tento”.

Clique aqui para ler a entrevista completa de André Heller-Lopes e veja abaixo a programação do segundo semestre do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
 

Maestro Ira Levin, novo regente do TMRJ [divulgação]
Maestro Ira Levin, novo regente do TMRJ [divulgação]

Temporada Theatro Municipal do Rio de Janeiro
2º semestre 2019

Agosto 
Espetáculo educativo Pedro e o Lobo, Prokofiev [série Arte & Educação]
Grandes Vozes, tenor Michael Fabiano, OSTM, Ira Levin (25 de agosto)
Trilogia Tudor, soprano Maria Pia Piscitelli, solistas, coro OSTM, Ira Levin (parceria com Cia de Ópera SP) (31 de agosto)

Setembro
Balé Coppélia, de Leo Délibes. Balé TMRJ, OSTM, Tobias Volkmann (estreia 26 de setembro)

Outubro
Grandes Vozes, soprano Lisette Oropeso, OSTM (13 de outubro)
Ópera Orphee, de Philip Glass (estreia latino-americana). Com Neiva, Bauerfeld, Caramujo (Portugal), Tristacci, Neves e Lima. Priscila Bomfim, regência. Felipe Hirsch, direção cênica. Daniela Thomas, cenários (estreia 25 de outubro)

Novembro / Dezembro
Grandes Vozes, soprano Hibla Gerzmava, OSTM, Ira Levin (15 de novembro)
Verão russo (a confirmar) com:
Ópera Eugene Oneguin, de Tchaikovsky. Com Velho, Considera, Francesconi, Herrero. Coro e OSTM. Ira Levin, regência. Julianna Santos, direção cênica. Georgia Massetani, cenários (estreia 24 novembro) 
Balé O lago dos cisnes, Tchaikovsky (dezembro). 

 

Leia mais
Entrevista
 “Precisamos dar um basta nessa história gasta de ‘decadência’ do Municipal”, diz Heller-Lopes, por Nelson Rubens Kunze
Entrevista “Não pareço um cantor de ópera, pareço?”, diz o tenor Michael Fabiano, por João Luiz Sampaio
Notícia Coro Lírico Municipal de São Paulo celebra 80 anos

Curtir