Maestro brasileiro é selecionado para programa de Dudamel em Los Angeles

por Redação CONCERTO 22/07/2019

O amazonense Hilo Carriel foi selecionado para integrar o grupo de regentes assistentes do maestro venezuelano Gustavo Dudamel na Orquestra Filarmônica de Los Angeles, da qual é titular e diretor artístico, na temporada 2019/2020.

O Dudamel Fellows Program tem como objetivo “oferecer oportunidade única para jovens e promissores regentes de todo o mundo de desenvolver seus talentos e enriquecer suas experiências musicais por meio da orientação de Dudamel e da participação em programas educacionais, comunitários e musicais da filarmônica”.

Carriel tem 28 anos. Formou-se em Manaus, onde atuou com os corpos estáveis do Teatro Amazonas, participando do Festival Amazonas de Ópera. Foi aluno de Marin Alsop e nos últimos dois anos fez mestrado no Peabody Institute, em Baltimore, onde regeu a Peabody Symphony Orchestra e o Peabody Singers, além de comandar a Sinfônica de Baltimore, estreando obras e regendo peças do grande repertório.

“Ser escolhido como Dudamel Fellow representa para mim uma valiosa oportunidade de aprendizado e projeção profissional”, diz ele ao Site CONCERTO. “Foi uma conquista precedida de escolhas difíceis e de muita dedicação. Sair do Brasil em 2017 foi uma decisão arriscada. Os custos do mestrado estavam fora da minha realidade. Deixei uma vida com conforto e estabilidade em Manaus para viver, literalmente, dois anos dentro de um conservatório. E os resultados estão começando a aparecer.”

Além de Carriel, foram selecionados a polonesa Marta Gardolinska, o venezuelano Enluis Montes Olivar e a russa Anna Rakitina – cada maestro passa um período individual em Los Angeles. Carriel estará na cidade em agosto e outubro deste ano e em março e abril de 2020, quando rege concertos da série Power to the People! – em um deles, com o pianista Conrad Tao como solista. Também em março, participa do Piatigorsky International Cello Festival. 

“Estou bastante ansioso obviamente para os meses de março e abril, quando, além das semanas como assistente, terei a oportunidade de reger oito apresentações da filarmônica do Walt Disney Concert Hall, além de uma orquestra de violoncelos no Piatigorsky International Cello Festival, com direito às Bachianas brasileiras nº 5 de Villa-Lobos”, adianta Carriel. “O que espero em Los Angeles é absorver ao máximo o que os maestros, músicos e demais funcionários têm para ensinar. A fellowship inclui semanas em que poderei trabalhar não apenas com Dudamel mas com maestros como Esa-Pekka Salonen, Karen Kamensek e Bernard Labadie, entre outros”, completa. 

Leia mais
Notícias
Festival do Theatro da Paz, em Belém, terá novo formato
Roteiro Prepare-se: os destaques da semana
Notícias Maria João Pires fará recital pelo novo Cultura Artística

Hilo Carriel [Divulgação]
Hilo Carriel [Divulgação]

 

Curtir